Força-tarefa prende deputado TH Joias por elo com CV e tráfico de armas: investigações revelam escândalo na Alerj

forca-tarefa-prende-deputado-th-joias-por-elo-com-cv-e-trafico-de-armas3A-investigacoes-revelam-escandalo-na-alerj

TH Joias preso: quem é quem nas investigações contra elo do CV com a Assembleia
Legislativa

Duas operações convergentes cumpriram mandados expedidos pelo Tribunal Regional
Federal e pelo Tribunal de Justiça do RJ. Deputado foi preso suspeito de ligação
com o CV.

Força-tarefa prende deputado estadual do Rio, TH Joias, acusado de tráfico,
venda de armas e elo com facção criminosa

A prisão do deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias, do MDB, ocorreu nesta manhã de quarta-feira (3), em uma operação conjunta da Polícia Federal, Ministério Público do Rio (MPRJ), Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Civil do RJ. As investigações, que resultaram em duas operações simultâneas, foram desencadeadas com base em mandados expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região e pelo Tribunal de Justiça do RJ.

Até o momento da última atualização desta reportagem, 15 dos 18 procurados pelas autoridades já haviam sido presos. Dentre os presos nesta operação, destacam-se:

– Alessandro Pitombeira Carracena, ex-secretário estadual e municipal do Rio de Janeiro, suspeito de vazamento de operações policiais para o grupo criminoso e de atuar para a retirada de policiais de determinadas áreas da cidade.
– Gabriel Dias de Oliveira, conhecido como Índio do Lixão, apontado como um dos chefes do Comando Vermelho e fornecedor de armas para a facção criminosa.
– Gustavo Steel, delegado da Polícia Federal suspeito de repassar informações privilegiadas para os envolvidos e de checar a existência de mandados contra outros indivíduos ligados ao caso.
– Luiz Eduardo Cunha Gonçalves, também conhecido como Dudu, assessor parlamentar de TH Joias, suspeito de envolvimento na operação e de auxiliar nas atividades criminosas.

TH Joias, por sua vez, é acusado de comprar dólares para o traficante Luciano Martiniano, o Pezão, além de atos de corrupção e lavagem de dinheiro para facções criminosas como o Comando Vermelho e o Terceiro Comando Puro. Sua prisão envolve também suspeitas de envolvimento com o tráfico e a venda de armas.

Além dos citados, há suspeitas de outros indivíduos que estariam envolvidos na segurança de TH Joias, incluindo policiais militares e ex-PMs. Até o momento, a defesa dos envolvidos não se manifestou sobre o caso e a Alerj apenas afirmou que prestou apoio às autoridades competentes. O MDB, por sua vez, decidiu expulsar o parlamentar em virtude das acusações que pesam sobre ele.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp