Press "Enter" to skip to content

Força-tarefa Terá reforço no feriado de 7 de setembro para evitar aglomerações no Rio Araguaia

No próximo fim de semana, devido o feriado de 7 de setembro, a força-tarefa de fiscalização do Governo de Goiás contra aglomerações em localidades próximas ao Rio Araguaia, ganhará reforço. A decisão foi tomada após ser detectado movimentação de turistas em direção às regiões turistas.

A operação é formada pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Batalhão Ambiental da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Goiás Turismo, participação do Ministério Público Federal (MPF) e prefeituras municipais.

Comandante do Batalhão Ambiental, o tenente-coronel Edson Ribeiro explica que a meta é realizar a fiscalização do cumprimento do decreto assinado pelo governador Ronaldo Caiado, em junho de 2020, que proíbe a instalação de acampamentos e bares na região, que pode ocorrer neste período. “Isso para que não haja aglomerações e, com isso, aumente a contaminação de pessoas”, declara.

Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, o feriado de 7 de setembro é uma data tradicional, isso estimula turistas goianos e de outras localidades a se deslocarem em direção às cidades banhadas pelo Araguaia. “A curva de contaminação ainda é muito preocupante”, relata.

De acordo com ele, é importante que as pessoas tenham consciência das consequências causadas pela pandemia. “É prudente que se mantenha a operação nesse fim de semana para que possamos fechar esse ciclo de ações com o mínimo de impacto possível”, explica.