Forças Armadas vão às ruas prevenir violência político-partidária neste domingo, 2

Forças Armadas vão as ruas para prevenir violência político-partidária neste domingo, 2

As Forças Armadas vão atuar ativamente para atender demandas de segurança e de logística feitas pela Justiça Eleitoral. Ao todo, 585 locais, inclusive, comunidades isoladas, aldeias e distritos vão receber apoio. De acordo com o Ministério da Defesa, mais de 34 mil militares foram escalados para atuar neste domingo, 2, nas eleições gerais. Além disso, a ação contará com 430 embarcações de pequeno porte, 18 navios, três mil viaturas, 62 blindados e 47 aeronaves (entre aviões e helicópteros).

Ainda segundo a pasta, foram ativados Comandos em Manaus, Belém, Campo Grande, Brasília, Rio de Janeiro e Recife. Em Goiás, ainda não foi confirmado o apoio dos militares. O Ministério afirma que o objetivo do trabalho é garantir ao cidadão o direito ao voto, por meio da distribuição de urnas eletrônicas e da segurança do processo de votação e apuração.

Além disso, a Marinha, Exército e Força Aérea vão integrar a comissão de transparência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que vai testar a integridade das urnas eletrônicas e conferir boletins no fim das votações. Essa é a primeira vez que a missão é atribuída a militares.

Ainda que, sem contar com apoio das Forças Armadas, mais de seis mil policiais irão atuar na segurança no domingo, 2, dia das eleições. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), serão seis mil policiais militares, 600 policiais civis.

O Corpo de Bombeiros também estará à disposição da população e participa da operação com um efetivo de 448 militares e 210 viaturas. Vale ressaltar, que todos anos as forças públicas reforçam a segurança, no entanto, nada comparado ao das eleições de outubro de 2022.

Para selar a operação conjunta, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) se juntou a forças policiais e outros órgãos para assinar um protocolo de segurança na tarde desta quinta-feira, 29. A força-tarefa tem por objetivo prevenir e reprimir ocorrências de violência político-partidária que possam colocar em risco a normalidade do processo eleitoral.

Estiveram presentes na reunião, agentes da SSP-GO, TRE-GO, superintendências das polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público de Goiás (MP-GO) e Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO).

A apuração de crimes eleitorais em flagrante, em algumas cidades do estado como Goiânia, Anápolis e Jataí, fica a cargo da Polícia Federal (PF), conforme estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nos outros municípios, as ações ficam a cargo da Polícia Civil.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos