Press "Enter" to skip to content

Forças Armadas vão às ruas prevenir violência político-partidária neste domingo, 2

Última atualização 30/09/2022 | 12:42

As Forças Armadas vão atuar ativamente para atender demandas de segurança e de logística feitas pela Justiça Eleitoral. Ao todo, 585 locais, inclusive, comunidades isoladas, aldeias e distritos vão receber apoio. De acordo com o Ministério da Defesa, mais de 34 mil militares foram escalados para atuar neste domingo, 2, nas eleições gerais. Além disso, a ação contará com 430 embarcações de pequeno porte, 18 navios, três mil viaturas, 62 blindados e 47 aeronaves (entre aviões e helicópteros).

Ainda segundo a pasta, foram ativados Comandos em Manaus, Belém, Campo Grande, Brasília, Rio de Janeiro e Recife. Em Goiás, ainda não foi confirmado o apoio dos militares. O Ministério afirma que o objetivo do trabalho é garantir ao cidadão o direito ao voto, por meio da distribuição de urnas eletrônicas e da segurança do processo de votação e apuração.

Além disso, a Marinha, Exército e Força Aérea vão integrar a comissão de transparência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que vai testar a integridade das urnas eletrônicas e conferir boletins no fim das votações. Essa é a primeira vez que a missão é atribuída a militares.

Ainda que, sem contar com apoio das Forças Armadas, mais de seis mil policiais irão atuar na segurança no domingo, 2, dia das eleições. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), serão seis mil policiais militares, 600 policiais civis.

O Corpo de Bombeiros também estará à disposição da população e participa da operação com um efetivo de 448 militares e 210 viaturas. Vale ressaltar, que todos anos as forças públicas reforçam a segurança, no entanto, nada comparado ao das eleições de outubro de 2022.

Para selar a operação conjunta, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) se juntou a forças policiais e outros órgãos para assinar um protocolo de segurança na tarde desta quinta-feira, 29. A força-tarefa tem por objetivo prevenir e reprimir ocorrências de violência político-partidária que possam colocar em risco a normalidade do processo eleitoral.

Estiveram presentes na reunião, agentes da SSP-GO, TRE-GO, superintendências das polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público de Goiás (MP-GO) e Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO).

A apuração de crimes eleitorais em flagrante, em algumas cidades do estado como Goiânia, Anápolis e Jataí, fica a cargo da Polícia Federal (PF), conforme estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nos outros municípios, as ações ficam a cargo da Polícia Civil.