Forças de segurança de Goiás intensificam ações no feriado de Carnaval

Forças de segurança de Goiás intensificam ações no feriado de Carnaval

A partir desta sexta-feira, 17, as forças de segurança pública do Estado dão início à Operação Carnaval. Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) reforçarão os efetivos em cidades turísticas e em locais com maior aglomeração de foliões. O objetivo é inibir práticas criminosas e garantir a segurança da população e dos visitantes. A operação segue até a Quarta-feira de Cinzas, 22.

A Polícia Militar atuará com reforço de efetivo e viaturas em áreas urbanas e rurais de cidades como Caldas Novas, Goianésia, cidade de Goiás, Pirenópolis e Britânia. Durante a operação, terá apoio dos comandos especializados como o Comando de Missões Especiais (CME), Comando de Operações de Cerrado (COC), Comando do Policiamento Rodoviário (CPR) e Comando da Academia de Polícia Militar (CAPM).

Os policiais percorrerão estradas para acompanhar a movimentação dos foliões em locais próximos a rios e lagos em todo o estado. O CPR reforçará o efetivo nas rodovias, agindo de forma preventiva, ostensiva e também educativa.

Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar empregará efetivo extra de 214 militares, além de 71 viaturas, 23 embarcações e 29 mergulhadores durante o feriado prolongado. Além das 50 unidades operacionais espalhadas pelo estado, o CBMGO terá reforço no efetivo em 24 pontos de apoio montados em locais considerados de grande fluxo de foliões como Goianésia, Caldas Novas, São Simão, Aruanã e Três Ranchos.

Postos de apoio e monitoramento serão montados à beira de lagos, represas e rios, onde se observa uma grande concentração de turistas. Os militares terão à disposição embarcações como canoas e moto náuticas, além dos equipamentos de segurança obrigatórios como coletes salva-vidas e boias para reduzir o tempo-resposta no atendimento às ocorrências e dar rápido suporte de vida para os foliões que necessitarem de socorro especializado.

PC

Neste feriado de Carnaval, a Polícia Civil de Goiás seguirá atendendo todos os municípios do estado. O efetivo será aumentado em 30% em nove regionais que abrangem as cidades de Goiânia, Goiás, Buriti Alegre, São Simão, Catalão, Goiandira, Três Ranchos, Pires do Rio, Ipameri, Porangatu, Goianésia, Uruaçu, Niquelândia e Caldas Novas durante o feriado de Carnaval.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% no terceiro trimestre deste ano, acima da média (6,4%) e do índice observado entre os homens (5,3%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, o índice de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que o dos homens no terceiro trimestre do ano. O instituto destaca que a diferença já foi bem maior, chegando a 69,4% no primeiro trimestre de 2012. No início da pandemia (segundo trimestre de 2020), a diferença atingiu o menor patamar (27%).

No segundo trimestre deste ano, as taxas eram de 8,6% para as mulheres, 5,6% para os homens e 6,9% para a média. O rendimento dos homens (R$ 3.459) foi 28,3% superior ao das mulheres (R$ 2.697) no terceiro trimestre deste ano.

A taxa de desemprego entre pretos e pardos superou a dos brancos, de acordo com a pesquisa. A taxa para a população preta ficou em 7,6% e para a parda, 7,3%. Entre os brancos, o desemprego ficou em apenas 5%.

Na comparação com o trimestre anterior, houve queda nas três cores/raças, já que naquele período, as taxas eram de 8,5% para os pretos, 7,8% para os pardos e 5,5% para os brancos.

A taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto (10,8%) foi maior do que as dos demais níveis de instrução analisados. Para as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi de 7,2%, mais do que o dobro da verificada para o nível superior completo (3,2%).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos