Forças de segurança reforçadas no Centro de Petrolina durante o Natal

Operação Papai Noel: segurança vai ser reforçada no Centro de Petrolina

A Guarda Civil Municipal vai intensificar a segurança da população durante as compras e turismo de final de ano nesta área.

Forças de segurança pública de Petrolina lançam Operação Papai Noel

Forças de segurança pública de Petrolina lançam Operação Papai Noel

A Secretaria de Segurança Pública, vai aumentar, neste mês de dezembro, o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) no comércio no centro de Petrolina, Sertão de Pernambuco. A medida de segurança faz parte da Operação Papai Noel, que tem como objetivo prevenir delitos, redução dos índices criminais, e proporcionar tranquilidade e bem-estar aos petrolinenses e turistas que estejam visitando a região.

O patrulhamento será feito com a presença de agentes em duplas circulando a pé, de moto e com apoio de uma viatura exclusiva pela região central. Além disso, vai ter ampliação de câmeras de monitoramento para essa área.

Com o crescimento no fluxo de pessoas no centro da cidade neste mês de dezembro, e maior circulação de dinheiro, a Secretaria orienta que os consumidores que vão ao centro tenham cuidado redobrado para não ostentar joias e celulares. Também alerta sobre o cuidado com bolsas ou objetos que carregue consigo; ter atenção ao veículo na hora de estacionar, não deixando objetos aparentes, bem como que pessoas evitem aguardar ônibus em paradas desertas.

Para diminuir os riscos, os lojistas também precisam ficar em alerta e procurar, sempre que possível, depositar os valores em dinheiro, evitando-se manter grandes somas no local. Além de manter uma boa visibilidade dentro do estabelecimento, instalar espelhos e equipamentos de segurança, fixar nas paredes do estabelecimento comercial, cartazes de proibição de entrada de pessoas usando capacetes, toucas e similares.

A Operação Papai Noel é uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL), o Sindicato de Dirigentes Lojistas de Petrolina (SINDILOJAS) e as polícias Civil e Militar.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Operação da PF contra distribuição de cédulas falsas: mandados em PE e BA

Operação da Polícia Federal contra distribuição de cédulas falsas cumpre mandados em PE e BA

A Justiça Federal expediu dois mandados de busca e apreensão, um cumprido em Petrolina, no Sertão e outro na cidade baiana de Casa Nova.

Para combater a distribuição de cédulas falsas, nos estados da Bahia e Pernambuco, foi deflagrada nesta sexta-feira (10) a operação Máscara Nova pela Polícia Federal. A Justiça Federal expediu dois mandados de busca e apreensão, um cumprido em Petrolina, no Sertão, e outro na cidade baiana de Casa Nova, em endereços suspeitos de armazenar e distribuir notas falsas.

As investigações tiveram início a partir da prisão de um homem em flagrante, que foi surpreendido quando retirava uma encomenda nos Correios contendo cédulas falsas de R$ 100. A polícia esclarece que os envolvidos estão sujeitos a penas de reclusão de três a doze anos, além de multa. São considerados crimes graves a produção, aquisição, guarda e repasse de dinheiro falso.

Nesta operação, a Polícia Federal busca desarticular organizações criminosas responsáveis pela distribuição de cédulas falsas no mercado. A utilização de dinheiro falso acarreta prejuízos não apenas para o sistema financeiro, mas também para a sociedade como um todo, afetando a economia e a segurança do país.

É fundamental que a população esteja atenta e denuncie qualquer suspeita de circulação de notas falsas, colaborando com as autoridades no combate a esse tipo de crime. A operação Máscara Nova representa mais um passo importante no combate à falsificação de dinheiro e na preservação da ordem pública.

A Polícia Federal, em conjunto com as demais instituições responsáveis pela segurança pública, continuará atuando de forma rigorosa para coibir a prática de crimes relacionados à falsificação de moeda. A população pode auxiliar no trabalho das autoridades denunciando atividades suspeitas e contribuindo para a manutenção da segurança e da integridade do sistema financeiro nacional.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp