Cerca de 200 dos melhores pilotos brasileiros se reúnem, a partir desta quarta-feira,07, até domingo,11, em Formosa, no Nordeste goiano, durante a final do Circuito Centro-Oeste de Parapente e da Copa Brasil Sport de Parapente. Os eventos, que têm patrocínio do Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), têm o objetivo de formar o ranking dos pilotos que irão participar das competições estaduais e do campeonato brasileiro da modalidade.
As competições, na rampa do Vale do Paranã, prometem movimentar toda a cadeia produtiva do turismo da região. Para envolver a população da cidade e de municípios vizinhos, os organizadores montaram uma Feira Gastronômica na praça principal de Formosa, onde os produtores locais irão expor e comercializar seus produtos. O espaço receberá ainda apresentações culturais.
Durante o evento, os pilotos promovem ações sociais, como palestras e concurso de redação e desenho nas escolas sobre preservação do meio ambiente e turismo, doação de alimentos e distribuição de sementes de árvores nativas do Cerrado que são lançadas pelos participantes durante o voo.
Goiás é referência
Em função das condições naturais favoráveis, Goiás é procurado durante o ano todo por atletas para a prática de voo livre. De acordo com o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, o estado é referência nacional no turismo de esportes de aventura e o segmento fomenta a economia dos municípios. “Os campeonatos deixam um legado de investimentos em infraestrutura para as rampas de voo livre que ficarão operantes durante todo o ano”, acrescentou.
Um dos organizadores do circuito, Daniel Rodrigues de Carvalho Vasconcelos afirma que o apoio do Governo de Goiás é fundamental para o crescimento da modalidade e divulgação do potencial do estado. “Além disso, a parceria com a Goiás Turismo possibilita o envolvimento maior do público, que vai além do esporte. A comunidade participa e a economia local se desenvolve através do evento “, completou.