Fortaleza recebe 2.700 doses da vacina Pfizer Baby para crianças contra Covid-19. Saiba onde se vacinar na capital!

Fortaleza recebeu 2.700 doses do imunizante Pfizer Baby, contra a Covid-19, para crianças menores de 5 anos de idade. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (17).

A vacina está disponível em 12 postos de saúde da capital de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Nos fins de semana, são duas unidades de referência: postos Pio XII (no São João do Tauape) e Mattos Dourado (no Edson Queiroz), das 8h às 16h30. Enquanto durar o estoque.

Segundo a Secretaria da Saúde, as doses são enviadas pelo Ministério da Saúde e repassadas ao Governo Estadual. Após esse repasse, a pasta municipal realiza a distribuição para as unidades de saúde.

O último lote recebido pelo município, na primeira semana de dezembro, foi da vacina SpikeVax, da fabricante Moderna, com 1.755 doses destinadas aos grupos prioritários, que inclui crianças a partir dos 6 meses a menores de 5 anos.

A vacinação consiste em três doses para o esquema primário. De acordo com o calendário vacinal de rotina, as duas primeiras doses devem ser administradas aos seis e sete meses, e a terceira dose, aos nove meses de idade. Já o reforço é reservado apenas para crianças imunossuprimidas, que devem receber a dose adicional a cada 6 meses, e para aquelas com comorbidades, com aplicação anual.

De acordo com a Secretaria da Saúde, o município irá receber 7.700 doses do imunizante Zalika, da fabricante Serum, para dar continuidade à vacinação dos grupos prioritários, a partir dos 12 anos. As doses serão imediatamente distribuídas para os postos de saúde, que serão previamente divulgados, garantindo o atendimento aos demais grupos prioritários.

Pessoas dos grupos prioritários devem levar laudos médicos ou receituário médico que apontem as comorbidades ou comprovantes das atividades profissionais previstas. Para os demais públicos, basta levar documentos de identidade com foto. Reitera-se a importância da imunização para a proteção individual e coletiva contra a Covid-19.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp