Press "Enter" to skip to content

Fórum de amparo à pesquisa é aberto em Goiânia com presença Gilberto Kassab

Última atualização 09/11/2017 | 18:08

Abertura contou com presença do Ministro da Ciência e Tecnologia Gilberto Kassab no Palácio das Esmeraldas

A capital goiana recebeu na noite de ontem (8), presidentes e representantes das 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), além de autoridades na política e ciência de todo o país para a realização do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

O evento acontece até amanhã (10), e deve contar com debates sobre as ações de fomento à pesquisa em ciência, tecnologia e inovação. A cerimônia de abertura, que aconteceu no Palácio das Esmeraldas, contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, além do embaixador do Reino Unido, Vijay Rangarajan, e o governador Marconi Perillo.

Gilberto Kassab

Antes de comparecer ao evento, o titular da pasta de Ciência e Tecnologia visitou o Parque Tecnológico Samambaia, mantido pela Universidade Federal de Goiás (UFG). O reitor da instituição, professor Orlando Afonso Valle do Amaral comemorou a visita de Kassab ao local, que atende a demandas técnico-científicas do mercado, e assegurou que vai apresentar demandas financeiras ao ministro para a conclusão da infraestrutura no parque.

O Fórum do Confap foi aberto pela presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), Maria Zaira Turchi, que ressaltou a presença do ministro. Turchi agradeceu o que avaliou como “empenho e atuação” de Kassab diante das atividades de ciência, pesquisa e inovação, em um momento de dificuldades e cortes financeiros da União.

Projetos

O ato de abertura do evento também contou com a assinatura do Protocolo de Intenções do Programa Centelha, uma iniciativa de apoio à geração de empregos. A medida acontece como parceria entre os Ministérios da Ciência e Educação, juntamente com o Confap, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Gustavo Motta