Fórum Extra Favelas: Autoridades debatem desafios e soluções para comunidades do Rio

forum-extra-favelas3A-autoridades-debatem-desafios-e-solucoes-para-comunidades-do-rio

Autoridades e representantes de comunidades do Rio se reuniram durante a segunda edição do Fórum Extra Favelas, realizado nesta quarta-feira, no auditório da Editora Globo. O objetivo do evento foi debater caminhos para fortalecer os direitos e ampliar as oportunidades dos moradores das favelas, superando os desafios enfrentados por essas comunidades. A mediação ficou a cargo do repórter de economia do EXTRA e colunista do Corre de Cria, Marcos Furtado.

No primeiro painel, intitulado “Da semente ao futuro: como manter iniciativas vivas”, os debatedores destacaram a importância de enxergar as favelas como territórios de potência, ressaltando, no entanto, a existência de obstáculos, especialmente relacionados à segurança pública, que dificultam o exercício dos direitos dos moradores. Participaram do painel nomes como Raull Santiago, Ruth Jurberg, Elena Wesley e Lúcia Cabral, que abordaram temas como investimentos em saúde, educação e saneamento básico, além da necessidade de dar voz às comunidades.

Na sequência, a mesa “Cidadania no papel e na prática” focou em discutir de que forma as populações das favelas podem exercer a cidadania. Participaram do painel Aline Forasteiro, Cristina Radich e Marcus Vinícius Athayde, que destacaram a importância de fornecer informações sobre direitos, benefícios fiscais e empreendedorismo para os moradores das comunidades. Athayde ressaltou a importância de mudar o cenário de informalidade em relação aos negócios próprios nas favelas, enquanto Aline destacou a importância da continuidade das propostas.

Ruth Jurberg apresentou iniciativas voltadas para a primeira infância, como a criação de uma bebeteca na Biblioteca Parque do Pavão Pavãozinho e Cantagalo, visando oferecer um espaço seguro para crianças de zero a cinco anos, enquanto as mães podem acessar livros e participar de atividades na comunidade. Por sua vez, Cristina Radich destacou os programas da Defensoria Pública voltados para mulheres, desde o reconhecimento de paternidade até questões relacionadas à pessoa idosa, mostrando um compromisso em promover a defesa dos direitos em todas as fases da vida.

O Fórum Extra Favelas proporcionou um espaço importante para debates e reflexões sobre os desafios e soluções para as favelas do Rio, ressaltando a necessidade de fortalecer direitos, ampliar oportunidades e garantir a cidadania plena para os moradores dessas comunidades. A presença de autoridades e representantes engajados demonstra o comprometimento em buscar alternativas e promover mudanças positivas em prol do desenvolvimento e inclusão social desses territórios historicamente marginalizados.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp