Fósseis de 400 milhões de anos descobertos no PR durante obras de torres de alta tensão: veja imagens!

fosseis-de-400-milhoes-de-anos-descobertos-no-pr-durante-obras-de-torres-de-alta-tensao3A-veja-imagens

Mais de 2,6 mil fósseis mais antigos que os dinossauros são descobertos durante obras de torres de alta tensão no PR; veja imagens.

Materiais possuem até 400 milhões de anos de idade e foram encontrados em 215 lugares diferentes de 7 cidades paranaenses.

Fósseis de 400 milhões de anos são encontrados no Paraná.

Mais de 2,6 mil fósseis de 400 milhões de anos – ou seja, mais antigos que os dinossauros, que surgiram há menos de 250 milhões de anos – foram descobertos durante as obras de uma rede de transmissão de energia elétrica construída entre Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, e Assis, no sudoeste de São Paulo. Veja imagens na reportagem acima.

Para que as torres de alta tensão sejam instaladas, é necessário perfurar o chão – e, devido aos 215 sítios paleontológicos encontrados com material preservado, uma empresa especializada foi contratada para coletar os fósseis.

Os itens foram encaminhados à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde pesquisadores vão estudar os materiais e separar alguns deles para expor no Museu de Ciências Naturais da instituição de ensino.

As escavações foram feitas de abril a dezembro de 2025 ao longo de 300 km e resultaram em 2.650 amostras de fósseis de animais marinhos e terrestres e também de plantas.

As equipes começaram as perfurações em Ponta Grossa e passaram por Tibagi, Telêmaco Borba, Ventania, Curiúva, Ibaiti e Ribeirão do Pinhal. As quatro primeiras cidades ficam na região dos Campos Gerais e as outras três, no norte pioneiro do Paraná.

“Os achados são importantes não só para a gente saber como era a região antes de estarmos aqui… A questão econômica também é importante, pois podemos tirar muitas informações desses fósseis, como petróleo e gás natural, por exemplo”, destaca a doutoranda em Geografia Iniwara Kurovski Pereira, que integra a equipe de pesquisadores.

O Museu de Ciências Naturais da UEPG fica no Centro de Convivência do Campus de Uvaranas da universidade. Ele fica aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h30. Agendamentos de visitas guiadas em grupo podem ser feitos pelo WhatsApp (42) 3220-3024. Visitas individuais não precisam de agendamentos. O campus fica na Avenida Carlos Cavalcanti, nº 4748, em Ponta Grossa.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp