Fotógrafo captura cardume de dourados-do-mar em Bertioga e internautas confundem com IA

fotografo-captura-cardume-de-dourados-do-mar-em-bertioga-e-internautas-confundem-com-ia

Fotógrafo registra cardume de dourados-do-mar e internautas confundem com IA

Um fotógrafo de natureza registrou um cardume de dourados-do-mar (Coryphaena hippurus) em Bertioga, no litoral de São Paulo. Rafael Mesquita publicou um vídeo dos peixes nas redes sociais e chamou atenção de internautas, que confundiram as imagens com inteligência artificial.

Ao DE, o fotógrafo contou que o flagrante ocorreu na região da praia de Guaratuba, mas longe da costa. “Tinha uma corrente de água bem azul, bem oceânica, e eles estavam por lá”, relembrou Rafael.

O homem contou que estava de barco quando viu troncos boiando e se aproximou para verificar se haviam animais por perto. “Tinha esse cardume, então subi o drone também para dar uma olhada se tinha mais algum bicho em volta alguma coisa e fiz essas imagens deles com a água bem paradinha”.

Além de drone, o profissional mergulhou com os peixes para fazer imagens debaixo d’água usando uma câmera e caixa estanque na terça-feira (15). “O cardume tinha uns 30 peixes de vários tamanhos. Os maiores tinham uns 60cm”, afirmou ele.

O vídeo publicado no Instagram já ultrapassou 120 mil visualizações e 13 mil curtidas. Entre os mais de 500 comentários, internautas falaram sobre a ‘perfeição’ dos animais, pontuando que pensaram se tratar de inteligência artificial.

Ao DE, o biólogo marinho Eric Comin explicou que o dourado-do-mar é um peixe oceânico que pode chegar a 1,70 m de comprimento, além de 40 kg.

“Tem uma barbatana dorsal longa, a todo o comprimento do corpo. As barbatanas anais são, acentuadamente, côncavas”, descreveu ele, acrescentando que o animal chama atenção pelas cores brilhantes e matizadas: dourado dos lados, com azuis e verdes brilhantes de lado e no dorso.

De acordo com Comin, a espécie gosta de águas quentes e claras. “Por isso essa natação próxima à superfície. Eles evitam ambientes de água fria, então podem ocorrer em oceanos de todo o mundo, mas com preferência de água quente”, afirmou.

Segundo o biólogo, o peixe-dourado é muito cobiçado por pescadores, principalmente da pesca esportiva. “É um peixe que briga muito, então eles têm como troféu”, explicou. No entanto, a carne também é valorizada, pois é usada tanto para pratos quentes quanto na culinária japonesa.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp