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Fotossensores devem funcionar em toda a capital até novembro

Última atualização 10/11/2017 | 13:56

Número de multas diárias no Vaca Brava caiu de 120 para 28 desde instalação de equipamentos

A fiscalização por fotossensores deve passar a funcionar em toda Goiânia até o fim do ano, segundo informações da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT). A meta é que 643 faixas sejam monitoradas pelos equipamentos, sendo que atualmente 80% dos aparelhos estão instalados, mas nem todos com funcionamento.

O secretário de transportes Fernando Santana comentou que os últimos dispositivos devem ser instalados até o fim de novembro, quando devem aguardar a energização (atividade atribuída à CELG) para que funcionem. Além disso, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) precisa realizar testes nos fotossensores por meio de aferição dos equipamentos.

Projeto e operação

Aproximadamente 180 faixas contam, desde 02 de outubro, com o monitoramento dos aparelhos em funcionamento. As vias que contam com a fiscalização são o Corredor Universitário, as avenidas 85, T-63 e Santa Maria (Bairro Goiá), além da Marginal Botafogo. Atualmente 30% do total de fotossensores instalados estão em operação.

Fernando Santana destacou que outros pontos da capital devem receber a fiscalização, e citou Nova Suíça, Jardim América e Setor Bueno entre alguns bairros que devem receber em breve os fotossensores. “A engenharia da SMT elabora o projeto para implantar torres de monitoramento nas ruas, e temos observado que as câmeras também apresentam um caráter educativo”.

Punição x Educação no trânsito

Uma das primeiras regiões a contar com o monitoramento foi a do Parque Vaca Brava, onde eram aplicadas em média 120 multas por dia. “Desde a instalação dos equipamentos, temos registrado a aplicação de aproximadamente 28 multas por dia no local”, aponta o secretário, que ressaltou o papel dos fotossensores na educação para o trânsito e queda no número verificado de infrações nas redondezas do parque.

“As multas acontecem por motivos diversos, mas os casos mais percebidos são por excesso de velocidade e avanço de sinal”, destaca Fernando Santana. O titular da pasta de transportes afirmou que a qualidade do tráfego tem melhorado, mas que ainda identifica casos pontuais de imprudência no trânsito. “Na Marginal Botafogo chegamos a registrar um caso em que o motorista dirigia a mais de 130 quilômetros por hora”, apontou o secretário.

Gustavo Motta