A Federação Paulista de Futebol (FPF) acatou o parecer do Ministério Público e decidiu manter os clássicos com torcida única em 2025. Essa medida será aplicada nos jogos envolvendo clubes como Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Guarani e Ponte Preta. A decisão busca manter a segurança nos estádios e prevenir episódios de violência durante as partidas.
Essa determinação foi motivada pelo parecer emitido pelo Ministério Público de São Paulo, que recomendou à Confederação Brasileira de Futebol e à FPF a continuidade dos clássicos com torcida única na próxima temporada. Desde 2016, após incidentes graves envolvendo torcedores, como a morte de uma pessoa durante uma briga entre corintianos e palmeirenses, o MP-SP tem solicitado essa restrição de público nos clássicos paulistas.
Embora não haja uma lei estadual que obrigue a realização de jogos com torcida única, a recorrência de casos de violência tem levado o MP-SP a recomendar essa medida à FPF a cada início de temporada. A federação, então, decide restringir a presença de torcedores visitantes nos clássicos para garantir a segurança de todos os envolvidos.
A orientação do Ministério Público não é uma imposição legal à FPF, mas a entidade esportiva opta por acatá-la para evitar possíveis responsabilizações por incidentes que possam ocorrer durante os jogos. O documento assinado por Fabio Barbosa Moraes, diretor executivo do Departamento de Segurança e Prevenção de Violência da entidade, destaca a importância de manter a torcida única em todas as competições de 2025.
A primeira partida com torcida única nesse ano será entre Ponte Preta e Santos, pela segunda rodada do Paulistão, agendada para o dia 19 de janeiro em Campinas. A FPF planeja oficiar os Órgãos de Segurança Pública, a Polícia Militar do Estado de São Paulo e o Ministério Público para garantir a fiscalização e cumprimento das medidas de segurança nos estádios e durante os jogos.