Franca, a ‘capital do calçado’, enfrenta desafios com tarifas dos EUA: impacto em exportações e demissões

franca2C-a-capital-do-calcado2C-enfrenta-desafios-com-tarifas-dos-eua3A-impacto-em-exportacoes-e-demissoes

Tarifaço: ‘capital do calçado’, Franca vê exportações despencarem, e empresários fazem demissões

Tarifas impostas pelos EUA impactam 2,5 mil empregos diretos e 10 mil pessoas ao todo, estima prefeito. Cidade teve queda de quase 40% nos produtos exportados em setembro.

O setor calçadista de Franca enfrenta dificuldades significativas devido às tarifas de 50% dos Estados Unidos. O mês de setembro foi especialmente desafiador para as fábricas de calçados, localizadas na cidade conhecida como a “capital do calçado”, que viram as exportações despencarem e empresários precisaram realizar demissões em suas empresas.

Em entrevista ao DE, o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) estimou que 2,5 mil empregos diretos e um total de 10 mil pessoas foram impactados de alguma maneira pelo tarifaço. Ele ressalta que as dificuldades são intensificadas pelo fato dos calçados fabricados para os Estados Unidos não poderem ser direcionados para outros mercados devido a suas características únicas e específicas.

De acordo com dados do Comex Stat, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, as exportações de calçados de Franca para os EUA registraram uma queda de quase 40% em setembro, comparado ao mesmo período de 2024. Essa foi a primeira grande diminuição nas exportações, visto que até então a cidade vinha apresentando um crescimento de 23% ao longo do ano.

O empresário Julio Jacometi, de Franca, confirmou a mudança no cenário em setembro, com o cancelamento ou suspensão de acordos de venda que estavam em negociação. Diante desse panorama, demissões precisaram ser realizadas na sua empresa, destacando a falta de perspectivas de melhora no curto prazo.

Um grupo de prefeitos brasileiros liderado por Alexandre Ferreira visitou os EUA no final de setembro para discutir os prejuízos causados pelas tarifas de exportação. Durante o encontro em Oklahoma City, representantes da Frente Nacional de Prefeitos e Prefeitas elaboraram documentos em conjunto para pressionar os governos brasileiro e norte-americano a chegarem a uma solução bilateral para o impasse tarifário.

Com debates programados para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) em Belém (PA) entre os dias 11 e 21 de novembro, espera-se que novas discussões em torno do tema ocorram para buscar alternativas para reverter a situação desfavorável para o setor calçadista de Franca.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp