Press "Enter" to skip to content

Fraturas penianas são mais frequentes no Natal, sugere estudo

Última atualização 21/12/2023 | 12:05

A incidência de fratura peniana é maior nos dias próximos ao Natal, entre 24 e 26 de dezembro. É o que indica um estudo de médicos do Departamento de Urologia, do Hospital Universitário de Munique, na Alemanha

O levantamento foi feito com base nos números de casos registrados no hospital entre os anos de 2005 a 2021. Com isso, o artigo publicado British Journal of Urology International (BJUI Internacional) revela que 40 fraturas penianas que demandaram internação ocorreram nos três dias de Natal nos 17 anos observados no estudo. 

Esse número de fraturas contribui para uma incidência diária de 0,78, acima de 0,54 apresentada em outras épocas do ano. Os especialistas responsáveis pelo artigo afirmam que se todos os dias fossem como o Natal, teriam ocorrido 43% mais fraturas penianas na Alemanha a partir de 2005. 

Em contrapartida, o número de fraturas penianas perto da virada do ano é menor. O levantamento analisou o número de casos entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, durante o mesmo período, de 2005 a 2021. Na virada de Ano Novo, a incidência de fratura do órgão genital masculino foi de 0,58. 

“Com base em nossas análises, as fraturas penianas ocorrem em períodos em que os casais desfrutam de momentos de relaxamento, como Natal, finais de semana e verão. Embora não possamos, é claro, recomendar que não se faça sexo durante esses períodos, nossas descobertas soam o alarme, e não os sinos”, afirmam os especialistas no artigo. 

Diante do resultado do levantamento feito e publicado na revista científica, os médicos orientam quanto à prática sexual na época natalina. “No entanto, as nossas descobertas exigem que os casais reduzam o ‘sexo selvagem’ durante os momentos de relaxamento para reduzir o risco de fraturas penianas”, concluem.