Três pessoas foram detidas no norte do Paraná sob suspeita de simularem furtos de cartões com o intuito de obter dinheiro de instituições bancárias. A operação desencadeada pela Polícia Civil começou em Bandeirantes e culminou nas prisões em Cambé, cidade onde o esquema criminoso era operado. O montante de prejuízo inicialmente estimado pelas autoridades é de R$ 60 mil.
A investigação policial teve início em Bandeirantes porque era o local indicado nos boletins de ocorrência falsos utilizados no golpe. No entanto, a polícia descobriu que os registros realmente aconteciam em Cambé, que fica a aproximadamente 113 quilômetros de distância. A apuração revelou que o grupo em questão chegou a registrar mais de 60 boletins em um ano, resultando em um prejuízo inicial de R$ 60 mil para os bancos envolvidos.
Ao todo, 65 indivíduos foram identificados como possíveis colaboradores do esquema fraudulento. Além dos três presos, outros dois passarão a utilizar tornozeleiras eletrônicas como medida cautelar. Um homem também foi encaminhado à delegacia por porte de drogas para consumo pessoal em um dos endereços alvos dos mandados de busca e apreensão.
Os suspeitos agiam registrando falsos boletins de ocorrência, alegando perdas ou furtos de cartões, associados a compras fictícias. Posteriormente, entravam em contato com os bancos, solicitando o reembolso dos valores alegados. Embora as compras fictícias constassem no extrato bancário, os criminosos utilizavam máquinas de cartão vinculadas a terceiros para efetuar as transações fraudulentas.
O esquema desarticulado pela Polícia Civil contava com uma estrutura complexa, envolvendo uma rede extensa de colaboradores para realizar as fraudes. Os golpistas utilizavam um padrão de textos e valores semelhantes em todos os boletins, fator que facilitou sua identificação pelas autoridades. O endereço de registro dos boletins falsos foi localizado em Cambé, confirmando as suspeitas da investigação.
A ação criminosa envolvendo os furtos de cartões e reembolsos falsos foi esclarecida pelas autoridades com a prisão de três indivíduos e a identificação de outros possíveis cúmplices. As máquinas de cartão utilizadas no esquema foram apreendidas durante a operação policial. As investigações continuam para elucidar completamente o caso e evitar novas ocorrências similares no estado do Paraná.