Fraude em Concurso Público: TCE-PE suspende resultado envolvendo investigação da Polícia Federal

fraude-em-concurso-publico3A-tce-pe-suspende-resultado-envolvendo-investigacao-da-policia-federal

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) acaba de suspender o resultado de um concurso público, que havia sido divulgado recentemente. A medida foi tomada devido a suspeitas de fraude envolvendo uma das candidatas aprovadas, Laís Giselly Nunes de Araújo. Ela conseguiu a quinta colocação para o cargo de Auditora de Controle Externo, porém, está sendo investigada pela Polícia Federal no âmbito de um esquema de fraudes em concursos.

A suspensão do concurso ocorreu após a Polícia Federal deflagrar uma operação visando combater uma quadrilha suspeita de fraudar exames em Pernambuco, Paraíba e Alagoas. No entanto, uma das candidatas aprovadas, Laís Giselly, está no centro das investigações, pois é suspeita de ter praticado 14 fraudes em certames. A defesa da candidata ainda não se pronunciou sobre o caso envolvendo a suspensão do concurso.

O cronograma do concurso permanecerá suspenso até que todos os fatos sejam esclarecidos, de acordo com o TCE-PE e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela aplicação das provas. As investigações apontam que Laís acumula suspeitas de fraudes em diversos concursos desde 2014, quando foi aprovada pela primeira vez. A candidata é formada em Direito e possui inscrição ativa na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

No entanto, a Polícia Federal, em sua operação denominada Última Fase, cumpriu mandados em diversas cidades dos estados envolvidos, detendo preventivamente três pessoas e apreendendo diversos materiais. O inquérito revelou fraudes no Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2024, além de seleções em instituições renomadas como a Polícia Federal da Paraíba, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. O TCE-PE e a FGV afirmam que buscarão proteger a integridade do certame e tomarão todas as medidas necessárias para garantir a legalidade nos concursos públicos.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp