Fraude na pandemia: Polícia Civil da busca e apreensão em gabinete de vereadora de Uruaçu

Na manhã desta quinta-feira, 25, a Polícia Civil de Goiás, através da Delegacia de Polícia (DP) de Uruaçu, deflagrou a Operação Falsas Intenções. Durante a operação foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, um na Câmara de Vereadores da cidade de Uruaçu, no gabinete de uma vereadora investigada, e outro em sua residência. A operação investiga uma vereadora do município e dois médicos, suspeitos de  emissão de guias médicas e fornecimento de medicamentos controlados de forma fraudulenta.

Foi apurado durante a investigação que a vereadora, com ajuda de médicos não credenciados na rede do SUS, teriam emitido guias médicas para pessoas que, na maior parte das vezes, nem eram atendidas, chegando até indicar um problema na próstata para uma paciente mulher. Documento encaminhado pelo Ministério Público e pela Secretaria Municipal de Saúde de Uruaçu consta o encaminhamento para tratamento de hipertrofia prostática para esta mulher.

A Polícia Civil apura ainda o fornecimento de medicamentos, durante as eleições municipais de 2020, para diversas pessoas, sem receita e prescrição médicas, pela vereadora. Devido ao fato ter provavelmente ocorrido nas vésperas das eleições do ano passado, indica possível crime de compra de votos (captação de sufrágio). A vereadora investigada foi reeleita nas eleições de 2020.

A Polícia Civil apreendeu, durante as buscas na casa da vereadora, diversos medicamentos, inclusive de uso controlado (tarja preta), e alguns de amostra grátis, além de computadores, celulares, guias de atendimento e encaminhamento do SUS.

No inquérito policial, os investigados respondem pelos crimes de falsidade ideológica, associação criminosa e por fornecimento ilegal de medicamentos. 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos