Press "Enter" to skip to content

Fraude na pandemia: Polícia Civil da busca e apreensão em gabinete de vereadora de Uruaçu

Na manhã desta quinta-feira, 25, a Polícia Civil de Goiás, através da Delegacia de Polícia (DP) de Uruaçu, deflagrou a Operação Falsas Intenções. Durante a operação foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, um na Câmara de Vereadores da cidade de Uruaçu, no gabinete de uma vereadora investigada, e outro em sua residência. A operação investiga uma vereadora do município e dois médicos, suspeitos de  emissão de guias médicas e fornecimento de medicamentos controlados de forma fraudulenta.

Foi apurado durante a investigação que a vereadora, com ajuda de médicos não credenciados na rede do SUS, teriam emitido guias médicas para pessoas que, na maior parte das vezes, nem eram atendidas, chegando até indicar um problema na próstata para uma paciente mulher. Documento encaminhado pelo Ministério Público e pela Secretaria Municipal de Saúde de Uruaçu consta o encaminhamento para tratamento de hipertrofia prostática para esta mulher.

A Polícia Civil apura ainda o fornecimento de medicamentos, durante as eleições municipais de 2020, para diversas pessoas, sem receita e prescrição médicas, pela vereadora. Devido ao fato ter provavelmente ocorrido nas vésperas das eleições do ano passado, indica possível crime de compra de votos (captação de sufrágio). A vereadora investigada foi reeleita nas eleições de 2020.

A Polícia Civil apreendeu, durante as buscas na casa da vereadora, diversos medicamentos, inclusive de uso controlado (tarja preta), e alguns de amostra grátis, além de computadores, celulares, guias de atendimento e encaminhamento do SUS.

No inquérito policial, os investigados respondem pelos crimes de falsidade ideológica, associação criminosa e por fornecimento ilegal de medicamentos.