Freira de 117 anos vence a Covid-19

A freira francesa “Irmã André” é uma das mulheres mais velhas de toda a Europa, e, quando teve Covid-19 em janeiro de 2020, afirma que “nem percebeu“. Nesta quinta-feira, a religiosa faz aniversário de 117 anos e vai comemorar com cardápio de festa, uma missa em ação de graças e um cálice de vinho do Porto.

Nascida em 11 de fevereiro de 1904, a irmã passou pela Primeira Guerra Mundial, a epidemia da Gripe Espanhola, a Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria e viu todos os regimes nazistas, fascistas e comunistas entrarem em ascensão e também em decadência. Segundo a agência de notícias France Press, Irmã André viu 19 presidentes passarem pelo governo da França.

“Eu era governanta em Paris e estava muito bem. Mas queria ir mais longe e ser Filha da Caridade”, lembra ela, que entrou para a ordem religiosa aos 41 anos. Na matéria da agência internacional, a idosa recomenda que os jovens sejam sempre “corajosos” e mostrem misericórdia.

Na sua residência, o lar para idosos Santa Catarina Labouré, 81 internos foram contaminados com a Covid-19 e doze morreram. Ela, no entanto, declara para a AFPTV:  “Não tenho certeza se tive. Dizem que sim, fiquei muito cansada, é verdade, mas não percebi”.

Imagem: AFP

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Papa Francisco celebra missa de natal e inicia Jubileu de 2025

No dia 24 de dezembro, o Papa Francisco presidiu a tradicional Missa do Galo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, marcando o início do Jubileu de 2025. Esta celebração foi especialmente significativa, pois o pontífice também abriu a Porta Santa, um gesto que ocorre apenas em anos jubilares.

A Missa do Galo, celebrada na véspera de Natal, é um dos momentos mais sagrados do calendário católico. Nesta ocasião, o Papa Francisco refletiu sobre a esperança trazida pelo nascimento de Jesus Cristo. “Jesus é a nossa esperança”, destacou o Papa, enfatizando a importância de manter a porta do coração aberta para a grande esperança que é o menino Jesus.

A abertura da Porta Santa é um rito solene que inclui a proclamação de uma leitura do Evangelho de São João, especificamente o versículo “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo” (João 10:9). Este gesto simbólico convida os fiéis a atravessar a Porta Santa com fé, buscando a indulgência plenária, um perdão por seus pecados.

História do Jubileu

O Jubileu, que começou no ano de 1300 a pedido do Papa Bonifácio VIII, é um período especial de reflexão e penitência para a Igreja Católica. O Jubileu de 2025 será marcado por várias celebrações, incluindo a abertura de portas santas em outras basílicas do Vaticano, como a Basílica de São João de Latrão no dia 29 de dezembro e a Basílica de Santa Maria Maior no dia 1º de janeiro.

As portas santas serão fechadas no dia 28 de dezembro de 2025, encerrando o Jubileu. Este período é uma oportunidade única para os fiéis se aproximarem da Igreja e buscar a graça divina.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp