Press "Enter" to skip to content

Freira de 117 anos vence a Covid-19

Última atualização 11/02/2021 | 18:04

A freira francesa “Irmã André” é uma das mulheres mais velhas de toda a Europa, e, quando teve Covid-19 em janeiro de 2020, afirma que “nem percebeu“. Nesta quinta-feira, a religiosa faz aniversário de 117 anos e vai comemorar com cardápio de festa, uma missa em ação de graças e um cálice de vinho do Porto.

Nascida em 11 de fevereiro de 1904, a irmã passou pela Primeira Guerra Mundial, a epidemia da Gripe Espanhola, a Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria e viu todos os regimes nazistas, fascistas e comunistas entrarem em ascensão e também em decadência. Segundo a agência de notícias France Press, Irmã André viu 19 presidentes passarem pelo governo da França.

“Eu era governanta em Paris e estava muito bem. Mas queria ir mais longe e ser Filha da Caridade”, lembra ela, que entrou para a ordem religiosa aos 41 anos. Na matéria da agência internacional, a idosa recomenda que os jovens sejam sempre “corajosos” e mostrem misericórdia.

Na sua residência, o lar para idosos Santa Catarina Labouré, 81 internos foram contaminados com a Covid-19 e doze morreram. Ela, no entanto, declara para a AFPTV:  “Não tenho certeza se tive. Dizem que sim, fiquei muito cansada, é verdade, mas não percebi”.

Imagem: AFP