Os goianos devem voltar a andar pelas ruas com casaco, pelo menos, nesta quinta-feira, 11 e sexta-feira, 12. A previsão é de tempo seco e bem frio em todo o estado, com mínimas chegando a 5º C e elevação ao longo do dia. Em Goiânia, a temperatura deve variar entre 10ºC e 26ºC.
A queda acentuada de temperatura é causada pela chegada de ar polar e causará mais impacto nas regiões centro e sul do estado onde ficam a capital, Anápolis, Jataí, Rio Verde, Pires do Rio e Itumbiara.
“Os termômetros estavam registrando uma média de 18ºC, mas agora vai cair para menos pela metade. No sábado, as temperaturas começam a subir novamente gradativamente. A princípio, na próxima semana voltam o sol e o calor”, diz o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim.
Segundo ele, as chuvas voltam a ocorrer em meados de setembro. A umidade do ar deve continuar em caindo, ficando abaixo de 20%, o que caracteriza estado de alerta. Amorim afirma que a seca está mais intensa, porém a queda acentuada e gradativa da umidade do ar é normal para o período de inverno.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece esse patamar quando o índice fica entre 12 e 20% e abaixo dele estado de emergência. A redução de vapor d’água na atmosfera exige mais cuidados com a saúde, como evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas e utilização de soro fisiológico para olhos e narinas.