A aproximação de uma nova frente fria deverá deixar o tempo fechado em várias regiões do estado nesta quinta-feira e sexta-feira (6 e 7). Além disso, o fenômeno deve gerar tempestades, queda de granizo e vendavais, que podem gerar transtornos para a população.
As tempestades devem acontecer de forma repentina em todas as regiões, mas principalmente no Centro-Sul goiano. De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, isso acontece em função do fenômeno La Niña, que está ativo no estado. Inclusive, ele foi o responsável pela sequência de frentes frias durante o período de estiagem em Goiás.
“Como na capital e também no interior é possível que a gente tenha chuvas volumosas, em que começam rapidamente. Traz um risco sim porque pode causar alagamentos, quedas de árvores”, explica André Amorim.
O La Niña também propiciou a formação de um ciclone no Sul do país. Isso combinado à baixa pressão contribui para a formação das nuvens carregadas sobre o estado. Algumas projeções, inclusive, indicam volumes superiores aos 20 mm no período da tarde.
Além disso, o forte calor e a grande disponibilidade de umidade no ar, contribui para a formação de tempestades com potencial para queda de granizo e vendavais.
No entanto, os goianienses ainda vão lidar com a sensação de abafamento em grande parte da região. Isso porque, com a frente fria, os dias amanhecem com temperaturas mais amenas, mas no passar das horas, se elevam podendo chegar aos 35ºC em alguns municípios.