Frente fria em Goiás: região sudoeste pode ter queda de temperatura

frente-fria-em-goias3A-regiao-sudoeste-pode-ter-queda-de-temperatura

Frente fria pode diminuir temperaturas em Goiás; veja previsão

A região sudoeste será a mais afetada pela frente fria, segundo Elizabete Alves,
coordenadora do Instituto Nacional de Meteorologia. Com isso, Goiás pode ter
ainda pancadas de chuvas em algumas cidades.

Nova frente fria deve chegar na região sudoeste de Goiás
[https://s01.video.glbimg.com/x240/13825436.jpg]

Nova frente fria deve chegar na região sudoeste de Goiás

Uma frente fria vinda do sul do país a partir de segunda-feira (15) pode diminuir as temperaturas em Goiás, segundo Elizabete Alves, coordenadora do Instituto Nacional de Meteorologia. A região sudoeste será a mais afetada pela frente fria, informou a especialista. Cidades como Jataí, Rio Verde e Mineiros podem ainda ter algumas pancadas de chuvas.

Para o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás
(Cimehgo), André Amorim a expectativa é que a frente fria chegue com intensidade ao estado. “Estamos torcendo que ela venha com intensidade para romper com o ar quente,” disse o especialista.

Segundo Elizabete, em Goiânia, pode ter aumento de nebulosidade e algumas pancadas de chuvas isoladas ao longo da semana que vem.

LEIA TAMBÉM:

Temperaturas em Goiás podem chegar a 41°C; veja a previsão
Chuva fora de época surpreende moradores de Goiás; vídeo
Nuvem de fumaça cobre bairros de Goiânia

FIM DE SEMANA

Ao DE, André alertou que Goiás está em nível de emergência com umidade relativa do ar abaixo de 12%. Para o fim de semana, as regiões norte e oeste serão as mais afetadas pelo calor com máximas de 42ºC e 43ºC, respectivamente.

Na região oeste, cidades como Anicuns, Aragarças, Caiapônia e Palmeiras de Goiás têm máxima de 43ºC e mínima de 20ºC com umidade relativa do ar começando em 9%. Na região norte, Porangatu, Niquelândia e Uruaçu a máxima é de 42 ºC e mínima de 22ºC com umidade relativa iniciando em 10%.

Segundo o relatório do Cimehgo, em Goiânia, a temperatura pode chegar a 39ºC com umidade relativa do ar variando entre 10% e 50%.

RISCO DE INCÊNDIO

O relatório do Cimehgo destacou o alerta máximo para o risco de queimadas
de norte a sul do estado, o que depende das ações de prevenção dos goianos. Além disso, a qualidade do nível do ar está crítico e requer cuidados com a saúde.

As temperaturas acima de 30ºC favorecem a evaporação da umidade, o que deixa a vegetação mais seca e inflamável. Os ventos aceleram as queimadas e a dispersão das chamas, dificultando o combate ao incêndio, apontou o relatório.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp