Última atualização 21/11/2022 | 12:32
Nesta semana, o estado de Goiás contará com uma frente fria, que vai gerar cenário de instabilidade em diferentes regiões. A partir desta terça-feira, 22, as condições climáticas devem se intensificar, com direito a pancadas de chuva. A expectativa é de que o final deste ano seja semelhante ao que aconteceu no fim de 2021.
O cenário de frente fria em Goiás
De acordo com o relatório do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), o prognóstico semanal é de formação de áreas de instabilidade em várias regiões do estado. Isso começa já nesta segunda-feira, 21, com variação de nebulosidade, sol e pancadas de chuva em áreas isoladas.
Na terça, haverá o avanço de uma frente fria pelo Brasil que vai influenciar e propiciar pancadas de chuva em Goiás. De quarta-feira, 23, até sábado, 26, o impacto dessas condições climáticas deve atingir ainda mais o estado.
“Os modelos apontam chuvas que podem variar até 100 mm, no acumulado da semana, na região Centro-Norte do estado. Hoje (segunda) e amanhã (terça), condições de mais intensidade na região Sudoeste”, afirma Elizabete Alves Ferreira, coordenadora no Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), ao DE.
Já André Amorim, gerente da Cimehgo, alerta sobre o risco de alagamentos em dezembro. No mês em questão, o prognóstico é de chuvas intensas, assim como aconteceu no ano passado.