Frente fria provoca chuvas intensas e tempestades em várias regiões do Brasil

image-0zkveles50

Uma frente fria está causando chuvas intensas e tempestades em várias regiões do Brasil, com alertas emitidos para 17 estados. A frente fria, ao se afastar do continente, ainda provoca chuvas volumosas, especialmente no Sul. Até quinta-feira, a região Sul, incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, deve continuar enfrentando chuvas intensas, com acumulados variando entre 40 mm e 80 mm, podendo ultrapassar os 120 mm em algumas áreas.

A combinação de umidade dos Andes e da Amazônia e a variabilidade dos ventos em altos níveis da atmosfera favorecem um cenário de chuvas intensas no Sul. Além disso, a frente fria traz uma massa de ar frio, reduzindo as temperaturas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, contrastando com as altas temperaturas esperadas para o Sudeste.

As chuvas intensas e o risco de tempestades levaram o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a emitir alertas para várias regiões, incluindo o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e boa parte do Paraná. Em outras partes do Brasil, como São Paulo e Minas Gerais, as chuvas tendem a ser mais isoladas devido à onda de calor persistente.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp