Última atualização 20/10/2022 | 11:46
Meio termo, não é uma expressão conhecida pelos goianos quando o assunto é clima. No início da semana, a previsão era de alerta para temperaturas elevadas e baixa umidade do ar. Já nesta quinta-feira, 20, a previsão é de chuvas, que nos próximos três dias devem ocorrer em formato de tempestades.
As informações constam nos boletins diários do Centro de Informações de Meteorológica e Hidrológica de Goiás (Cimehgo). A variação de um extremo para o outro está relacionada ao fenômeno La Niña, que atua em Goiás há três anos consecutivos, deixou a situação climática ainda mais intensa.
O fenômeno, segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim, foi o responsável pelo período de estiagem mais prolongado deste ano, assim como a sequência de frentes frias, ocorridas, atipicamente, entre maio e agosto deste ano.
Em todo o país, o La Niña tem provocado uma sequência de mudanças extremas. A região sul, por exemplo, foi acometida com tempestades e alertas para tsunamis. Dezenas de cidades sofreram com inundações e vendavais.
Agora, essa massa de ar frio chega a Goiás, quebrando o padrão de calor intenso e baixa umidade, provocando a formação de áreas de instabilidade. No entanto, assim como no Sul do país, com a influência do La Niña, as chuvas devem ocorrer em formato de tempestade, principalmente em novembro, quando o período chuvoso se estabelece no estado.
Goiânia tem previsão de chuva até a próxima segunda-feira, 24:
Previsão do tempo para alguns municípios: