Frente fria traz chuvas intensas para Goiás; previsão é de tempestade e raios

chuvas-fortes-causam-alagamentos-em-sao-paulo3A-regiao-em-estado-de-atencao.-confira-as-previsoes-e-medidas-de-seguranca

O avanço de uma frente fria pelo sul e sudeste do Brasil está favorecendo a formação de chuvas irregulares em Goiás, conforme informado pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Essas chuvas são rápidas, com volumes de até 50 mm por dia, acompanhadas de rajadas de vento de até 50 km/h e raios.

O gerente do Cimehgo explica que, enquanto a frente fria se desloca, um canal de umidade vindo do norte do país aumenta a nebulosidade em Goiás. “Há uma combinação de calor e umidade que favorece a formação dessas chuvas típicas de verão. Em alguns momentos, elas chegam volumosas e rápidas; em outros, são intensas”, detalhou.

Regiões afetadas pelas chuvas

As chuvas já estão ocorrendo na região noroeste e sul de Goiás. Em Caldas Novas, por exemplo, choveu 34,8 milímetros, enquanto Morrinhos registrou 37 milímetros. A tendência é que essas chuvas se espalhem de forma irregular ao longo do final de semana, com alguns municípios recebendo mais chuva do que outros.

O boletim do Cimehgo aponta que os maiores volumes de chuva podem ser registrados em municípios como Aporé, Três Ranchos, Ceres, Cristalina, Ipameri e Itumbiara, com chuvas de até 15 mm por dia. Todas as regiões de Goiás devem ter chuvas variando entre 30 a 35 mm por dia.

Tempo nesta quinta-feira, 6

Nesta quinta-feira, 6, a previsão é de redução nos volumes de chuva quem vem atingindo o Estado nos últimos dias. A expectativa é que haja tempestade rápidas e isoladas, mas com previsão de aumento nas temperaturas máximas.

As regiões Sudoeste, Sul e Central devem receber o maior volume de chuva, com até 20 mm por dia. Já a região Leste, Oeste e Norte deve registrar até 15 mm.

Para Goiânia, a previsão é de sol e variação de nebulosidade, com temperatura máxima podendo chegar aos 30ºC. Além disso, a capital deve receber pancadas de chuva de forma isolada, com risco potencial para tempestade.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp