Press "Enter" to skip to content

Frigoríficos de Goiás dão férias coletivas após caso da doença da vaca louca no Pará

Três frigoríficos de Goiás deram férias coletivas para os funcionários após a China e mais três países suspenderem as importações de carne bovina brasileira. A suspensão aconteceu por causa da confirmação de um caso de vaca louca no Pará.

As empresas de frigoríficos em Goiás são a JBS, localizada em Senador Canedo e Mozarlândia, e a Minerva Foods, em Palmeiras de Goiás. As duas tiveram registros de férias coletivas na última semana.

Em nota, a empresa Minerva informou que aguarda o retorno das vendas para a China o quanto antes. Já a JBS, não quis comentar o caso.

O Sindicato das Indústrias de Carne e Derivados de Goiás (Sindicarne-GO) afirma que a descoberta do animal infectado, embora recente, já começou a surtir efeito localmente no segmento. A cotação mais recente da arroba, referente à última sexta-feira, 24, está em R$ 244,50 em Goiás – uma queda de 9% em relação à semana anterior. As principais atingidas são as unidades que realizam exportação.

Conforme protocolo sanitário oficial, as exportações de carne para a China, principal compradora do produto brasileiro, foram suspensas na última quinta-feira, 23. Em Goiás, que possui um rebanho de aproximadamente 24 milhões de bovinos, quatro frigoríficos que exportam para o país asiático.

De acordo com dados do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), em 2022, as exportações de carne para a China, representaram 67%, equivalente à carcaça. No país, a movimentação financeira chegou a U$ 8 bilhões. No estado, as vendas corresponderam a U$ 824 milhões no ano passado.

Caso atípico

Em nota oficial, o Ministério da Agricultura e Pecuária informou, na noite da última quinta-feira, 2, que o caso de vaca louca registrado no Pará é atípico, ou seja, ocorrido por causas naturais. A confirmação foi dada após exames realizados no laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, já comunicou o resultado da amostra ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Conforme o Ministério, já estão sendo tomadas providências para que as exportações da carne bovina brasileira sejam restabelecidas o mais breve possível.