Press "Enter" to skip to content

Frota de ônibus ganha reforço neste domingo de eleições em Goiânia e Região Metropolitana

Última atualização 01/10/2022 | 15:41

Os eleitores que precisarem se dirigir ao local de votação por transporte público terão um esquema diferenciado em Goiânia neste domingo, 02. A frota foi reforçada com 33 ônibus em algumas linhas nos terminais para facilitar a chegada até às zonas eleitorais, que são 355 na capital. Ao contrário de outras capitais, não haverá gratuidade da passagem

No primeiro turno, as linhas da Rede Metropolitana de Transportes Coletivo (RMTC) operarão com a quantidade de viagens tradicionais para o domingo, equivalente 2.684 na capital e Região Metropolitana (nos dias úteis são 7.189 viagens por dia). A oferta extra de veículos será utilizada somente se necessário. 

A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) orienta que os passageiros utilizem o aplicativo SiIM Rmtc para conferir os horários disponibilizados e a previsão da chegada dos ônibus.  

Nesta semana, o ministro  do Supremo Tribunal Federal (STF),  Luís Roberto Barroso, proibiu a redução de ônibus no dia da eleição, mas não obriga passagem gratuita nos municípios brasileiros. Ele ainda impediu a restrição da isenção, por meio de decisão preliminar, para as cidades que já ofereciam.

Por meio de nota, a CMTC informou que será mantido o modelo de operação das ultimas eleições. “Após avaliação sobre a gratuidade do transporte coletivo no dia 2 de outubro, a CMTC compreende que pelo transporte coletivo ser metropolitano, diferente de outras cidades como o Rio de Janeiro e Curitiba que são municipais, o risco de uma decisão imediata, próxima a data eleitoral poderá comprometer a operação”, divulgaram.

Desde abril deste ano, o chamado bilhete único está disponível para a população com formato que permite ao usuário pagar apenas uma passagem e trocar de ônibus gratuitamente. O valor da tarifa permanece a mesma: R$ 4,30.

Confira a disponibilização da frota extra nos terminais: