Press "Enter" to skip to content

Frota do Eixo Anhanguera será substituída por ônibus elétricos e com ar condicionado

Última atualização 25/03/2022 | 07:14

Os usuários do Eixo Anhanguera terão uma nova frota disponível em breve. O governo estadual prepara uma licitação para adquirir 174 novos veículos para substituir os ônibus atuais para começar a operar no segundo semestre deste ano. Todos os ônibus serão 100% elétricos sendo movido apenas à bateria.

A Metrobus, empresa que opera o transporte público no Eixo da Avenida Anhanguera na capital,  está realizando testes operando com o novo ônibus, que pode transportar até 170 passageiros, sendo 59 sentados e com espaço reservado para cadeirantes. A mais recente foi em 11 de março com um exemplar rodando entre Goiânia e Goianira.

“Já testamos o ônibus em todas as nossas linhas e extensões, testamos no carregamento, no pátio, com e sem passageiro e as expectativas têm sido as melhores possíveis”,  afirmou o presidente da Metrobus, Francisco Caldas, em entrevista ao Jornal Brasil Central.

A frota elétrica terá ar condicionado e carregador de celular para garantir mais conforto para a população. A tecnologia garante emissão zero de poluentes, operação silenciosa, exigirá menos revisões e custos com reparos mecânicos em comparação aos modelos atuais.

Para os motoristas, a direção vai ficar mais eficiente. Em vez de retrovisores externos e internos, eles terão seis câmeras de alta definição com duas delas com infravermelho para enxergarem pontos cegos e facilitar manobras. Há ainda sensores de segurança nas portas para evitar acidentes no embarque e desembarque das pessoas.

Pagamento

Essas alterações têm um preço, porém eles não serão repassados aos usuários do transporte coletivo. Segundo o governo do estado, os custos serão arcados pelo erário. A tarifa neste ano foi mantida em R$4,30 e a viagem na linha permanece gratuita para estudantes, idosos e pessoas com deficiência.

O Eixo Anhanguera vem passando por uma modernização há algum tempo. O pagamento da passagem agora incluiu o cartão de débito como pagamento nas máquinas de autoatendimento para a compra de créditos para recarga dos bilhetes utilizados nos transportes da cidade.