Frutas no almoço: quais evitar para manter a saúde em dia, segundo nutricionista

Os brasileiros possuem um hábito peculiar de incluir uma variedade de frutas no prato do almoço, porém nem todas as opções são recomendadas. Pensando nisso, a coluna Claudia Meireles buscou a orientação da nutricionista Verônica Dias, do Rio de Janeiro, para esclarecer quais frutas devem ser evitadas durante essa refeição. De acordo com a especialista, o consumo de algumas frutas durante o almoço pode impactar nos objetivos alimentares, como a digestão e o controle do açúcar no sangue.

Verônica Dias destaca que algumas frutas podem ser mais problemáticas para incluir durante o almoço. Entre elas, estão a banana madura, que possui um índice glicêmico moderado a alto e pode elevar rapidamente os níveis de glicose no sangue. Já a manga, apesar de ser rica em vitaminas A e C, apresenta um índice glicêmico elevado, o que pode causar picos de glicose em algumas pessoas se não for combinada adequadamente com outros nutrientes.

Outra fruta que merece atenção durante o almoço é a melancia. Apesar de ser refrescante e hidratante, a melancia possui um alto teor de frutose, o que pode causar desconforto gastrointestinal em algumas pessoas, principalmente se consumida em grandes quantidades junto a outros alimentos “pesados”. Portanto, é importante ter cuidado ao incluir essas frutas no prato do almoço, levando em consideração as recomendações de Verônica Dias.

Para mais informações e dicas sobre alimentação saudável, siga o perfil de Vida&Estilo do Metrópoles no Instagram e fique por dentro de todas as novidades. E se você quer saber mais sobre as frutas que devem ser evitadas durante o almoço, não deixe de acessar a coluna Claudia Meireles para conferir todas as notas e reportagens atualizadas. Esteja sempre bem informado sobre os melhores hábitos alimentares para garantir sua saúde e bem-estar.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Casal de namorados da UFCat é parte dos cinco mortos em acidente na GO-346

Dois dos cinco mortos em acidente na GO-346 eram namorados e estudavam na mesma universidade

Lucas Gabriel da Costa Rodrigues era estudante do curso de história e Graziela Damasceno Teixeira dos Santos cursava psicologia. Eles viajavam para comemorar o Natal em família.

Graziela Damasceno Teixeira dos Santos e Lucas Gabriel da Costa Rodrigues, que morreram em acidente na DE-346, eram namorados e estudavam na Universidade Federal de Catalão (UFCat), em Goiás — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Dois dos cinco mortos no acidente da DE-346, entre um carro e um caminhão, eram namorados e estudavam na Universidade Federal de Catalão (UFCat). Lucas Gabriel da Costa Rodrigues e Graziela Damasceno Teixeira dos Santos viajavam para comemorar o Natal em família.

Lucas era estudante do curso de história e Graziela era estudante do curso de psicologia da UFCat. A universidade lamentou as mortes e disse que se solidariza com os familiares e amigos, bem como com os professores, técnicos e estudantes do Instituto de História e Ciências Sociais e do Instituto de Biotecnologia neste momento de dor.

Segundo uma amiga de uma das vítimas, o destino era uma chácara no interior de Minas Gerais. O acidente aconteceu na última segunda-feira (23), entre os municípios de Formosa e Cabeceiras.

Conforme a amiga, eles iam passar o Natal na casa da irmã do motorista que levava o companheiro, o irmão, o filho e a nora no carro.

Quatro das cinco pessoas que morreram em um acidente entre carro e caminhão na DE-346, em Goiás

Segundo o Corpo de Bombeiros, a batida aconteceu após o pneu traseiro do carro de passeio estourar enquanto trafegava na rodovia. O caminhão saiu de Buritis de Minas com destino à Brasília (DF). Conduzindo quatro homens e uma mulher, o carro de passeio rodou na pista, após o pneu estourar, e colidiu com a lateral direita com a frente do caminhão.

As cinco pessoas que estavam no carro morreram no local e tiveram o óbito constatado pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os cinco ocupantes do carro foram retirados pela Polícia Científica de Formosa.

A Policia Militar também esteve no local do acidente. Segundo os militares, o motorista do caminhão foi submetido ao teste do bafômetro e deu negativo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp