Os brasileiros possuem um hábito peculiar de incluir uma variedade de frutas no prato do almoço, porém nem todas as opções são recomendadas. Pensando nisso, a coluna Claudia Meireles buscou a orientação da nutricionista Verônica Dias, do Rio de Janeiro, para esclarecer quais frutas devem ser evitadas durante essa refeição. De acordo com a especialista, o consumo de algumas frutas durante o almoço pode impactar nos objetivos alimentares, como a digestão e o controle do açúcar no sangue.
Verônica Dias destaca que algumas frutas podem ser mais problemáticas para incluir durante o almoço. Entre elas, estão a banana madura, que possui um índice glicêmico moderado a alto e pode elevar rapidamente os níveis de glicose no sangue. Já a manga, apesar de ser rica em vitaminas A e C, apresenta um índice glicêmico elevado, o que pode causar picos de glicose em algumas pessoas se não for combinada adequadamente com outros nutrientes.
Outra fruta que merece atenção durante o almoço é a melancia. Apesar de ser refrescante e hidratante, a melancia possui um alto teor de frutose, o que pode causar desconforto gastrointestinal em algumas pessoas, principalmente se consumida em grandes quantidades junto a outros alimentos “pesados”. Portanto, é importante ter cuidado ao incluir essas frutas no prato do almoço, levando em consideração as recomendações de Verônica Dias.
Para mais informações e dicas sobre alimentação saudável, siga o perfil de Vida&Estilo do Metrópoles no Instagram e fique por dentro de todas as novidades. E se você quer saber mais sobre as frutas que devem ser evitadas durante o almoço, não deixe de acessar a coluna Claudia Meireles para conferir todas as notas e reportagens atualizadas. Esteja sempre bem informado sobre os melhores hábitos alimentares para garantir sua saúde e bem-estar.