O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estaria em alta e, assim, amplia a possibilidade de vitória no primeiro turno das eleições 2022, no dia 2 de outubro. É o que indica pesquisa do instituto FSB, encomendada pelo banco BTG Pactual, e divulgada na manhã desta segunda-feira, 26. Nela. Lula aparece com 48% das intenções de voto.
Em relação ao levantamento FSB de 12 de setembro, o petista cresceu quatro pontos percentuais. Já o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL) permanece com 37% desde a pesquisa do dia 5 de setembro. Os números já se referem aos votos válidos, ou seja, descartando brancos, nulos e eleitores indecisos.
A Pesquisa FSB/BTG Pactual foi realizada por telefone e ouviu duas mil pessoas entre os dias 23 e 25 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08123/2022.
Outra pesquisa
Com base em pesquisas do Ipec, Lula lidera a corrida pelo Palácio do Planalto em mais da metade dos estados brasileiros. Levantamento realizado pelo G1 neste sábado, 24, mostra o petista em vantagem em 14 unidades da federação. Bolsonaro lidera em sete e há empate técnico em cinco. Apenas Mato Grosso do Sul ficou fora.
Conforme o trabalho, Lula vence em Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe. Já Bolsonaro vence no Acre, Mato Grosso, Paraná, Rondônia, Roraima e Santa Catarina, além de Goiás.
O empate técnico entre os dois principais postulantes à presidência da República se verifica No Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sula e Tocantins. No Mato Grosso, a divulgação foi suspensa pela Justiça Eleitoral.