Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte, está mostrando uma melhora gradativa em seu estado de saúde, conforme informado em boletim médico divulgado na última segunda-feira (13). O prefeito, internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Mater Dei, na região Centro-Sul da cidade, está passando por uma fase de retirada de medicamentos essenciais para a manutenção da pressão arterial e apresentou melhoras em parte dos movimentos voluntários.
Na última sexta-feira (10), os médicos realizaram um procedimento de traqueostomia em Fuad Noman, criando uma abertura na parede da traqueia para facilitar a entrada de ar nos pulmões. O prefeito tolerou bem o procedimento e conseguiu passar períodos sem a necessidade de ventilação mecânica. A internação de Noman teve início em 3 de janeiro para tratar uma pneumonia que causou insuficiência respiratória aguda, sendo esta sua quarta internação desde o final de novembro de 2024.
Em novembro, ele ficou internado por cinco dias devido a dores nas pernas relacionadas ao tratamento de câncer. Já em dezembro, Fuad Noman foi internado novamente, recebendo alta após tratamento contra pneumonia e sinusite, período no qual um exame confirmou a remissão total do linfoma. Poucos dias depois, em 19 de dezembro, ele foi internado por um quadro de diarreia e desidratação, sendo monitorado na UTI devido a um sangramento intestinal, mas recebeu alta no dia 23 do mesmo mês.
Em sua jornada contra o linfoma não Hodgkin, Fuad passou por uma cirurgia e iniciou as terapias necessárias para combater a doença após o diagnóstico em julho do ano passado. Durante o período eleitoral em outubro de 2024, o prefeito anunciou a conclusão do tratamento contra o câncer. Em janeiro deste ano, Fuad Noman tomou posse para seu segundo mandato como prefeito de BH de forma virtual, seguindo recomendações médicas de evitar locais com grande concentração de pessoas devido à baixa imunidade, apresentando dificuldades para falar durante o discurso de posse.