Fuga em Trindade: quatro presos já foram recapturados

“Torcemos para que todos os recursos vindos do estado sejam liberados, para que os estados não somente Goiás, mas todos tenham condições de construir unidades prisionais”.

Uma ação ousada e sincronizada, que contou com duas explosões ao mesmo tempo, possibilitou a fuga de 20 detentos de alta periculosidade que estavam no presídio de Trindade. O fato aconteceu no final da tarde do último domingo (15), logo após o encerramento do horário de visitas.

Durante entrevista coletiva cedida na tarde desta segunda-feira (16), diretor-geral de Administração Penitenciária coronel Edson Costa, ressaltou que desses 20 foragidos, quatro já foram recapturados, oito estão feridos, sendo que dois permanecem internados.  A unidade tem capacidade para 1.065 presos e no momento da explosão tinha 441 detentos. Para o coronel, é importante investir e garantir que os estados tenham estrutura e capacidade para atender essas demandas prisionais. “Torcemos para que todos os recursos vindos do estado sejam liberados, para que os estados não somente Goiás, mas todos tenham condições de construir unidades prisionais”, ressalta.

De acordo com o coronel Edson Costa, com a liberação de investimentos seria possível melhorar a estrutura dos presídios e consequentemente dos aparelhos para que se evite situações como a de Trindade. Tendo em vista que isso facilitaria o cumprimento das funções dos agentes e demais membros que estão empenhados em manter a segurança. “Estamos trabalhando para melhorar a segurança das nossas unidades”, afirma.

Com informações repassadas pela Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), pouco depois das cinco da tarde, assim que parentes dos presos que tinham ido visitá-los saíram da cadeia, alguns detentos provocaram uma explosão dentro de uma das celas. Existe a suspeita de que os explosivos tenham entrado dentro da unidade por meio dos visitantes, ou seja, as mulheres dos presos. No momento da explosão estavam no local sete agentes, que enquanto se deslocavam para verificar o que havia ocorrido, uma outra explosão, desta feita com maior intensidade, e provocada por criminosos que estavam do lado de fora da penitenciária, abriu um grande buraco no muro, proporcionando a fuga dos 20 detentos.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos