Funcionário fica ferido após acidente com ácido em fábrica de explosivos no Paraná
Acidente com ácido nítrico a 83% aconteceu durante procedimento de manutenção programada. Enaex diz que funcionário recebeu atendimento médico imediato e que apura as causas do acidente.
Uma homem de 37 anos ficou com ferimentos moderados após um acidente com ácido nítrico na fábrica de materiais explosivos, Enaex Brasil, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba.
Em agosto, uma explosão na empresa deixou nove funcionários mortos e sete feridos. Na época, uma investigação conduzida pela polícia não identificou indícios de crime doloso (com intenção) nem culposo (por negligência, imprudência ou imperícia). A investigação, porém, apontou falhas sistêmicas na gestão de riscos da empresa, que podem ter contribuído para o acidente.
O novo acidente foi registrado no domingo (28) durante um procedimento de manutenção programada.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a substância atingiu cerca de 27% do corpo do funcionário, que foi socorrido e encaminhado ao Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, em Curitiba.
O ácido nítrico a 83%, que atingiu o funcionário, é um líquido altamente corrosivo, oxidante e tóxico.
Por meio de nota, a Enaex afirmou que o fato não tem relação com as atividades de produção de explosivos e que os motivos do acidente estão sendo investigados.
Conforme a empresa, os protocolos correspondentes foram acionados e o funcionário recebeu atendimento médico imediato. A Enaex informou também que o homem está em bom estado de saúde e permanecerá em observação médica até sua completa recuperação.
“Enquanto as causas do acidente são investigadas, a empresa tomou medidas adicionais para reforçar a segurança, em linha com seu compromisso com o bem-estar de seus trabalhadores”, diz a nota.




