Funcionários da limpeza do Palácio do Planalto criticam destruição feita por golpistas

Palácio

A equipe de limpeza e manutenção do Palácio do Planalto finalizou o trabalho de retirada de materiais quebrados e recomposição da ordem do local. Em um vídeo divulgado pela primeira-dama Janja, os funcionários recriminaram a depredação do prédio. Nas imagens, os trabalhadores usam esponjas, panos, rodos, vassoura e muita energia para conseguir tentar repetir o cenário de antes da invasão dos golpistas.

 

“Brasileiro tem que lutar pela melhoria. Não pelo pior, né? Porque quebrou, piorou”, opinou uma das mulheres envolvidas na operação limpeza.

 

O local teve o carpete manchado e molhado, obras de arte foram danificadas e/ou roubadas, os vidros foram quebrados e móveis foram quebrados e arremessados para o exterior do prédio. Alguns deles foram parar no espelho d’água que fica em frente ao Palácio do Planalto.

 

Janja agradeceu os funcionários pelo esforço e conclusão da limpeza no dia seguinte à invasão dos golpistas ocorrida neste domingo, 08. De acordo com ela, o País segue em reconstrução. “A baderna que se deu aqui ontem nunca mais vai se repetir na história do Brasil. Isso vocês podem ter certeza”, disse.

 

No entorno da Esplanada dos Ministérios, onde ficam o Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF), trabalhadores da limpeza pública do Distrito Federal passaram o dia retirando lixo deixado por bolsonaristas e pelas forças de segurança, como restos de bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha. Cerca de 1,2 mil pessoas foram presas. Aproximadamente 951 goianos participaram dos atos antidemocráticos.

Posicionamento

Mais cedo, a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, se manifestou nas redes sociais sobre a invasão à sede dos Três Poderes, Ela citou a sogra para expor a opinião e para sinalizar qual deve ser a postura do marido, o presidente Luís Inácio Lula da Silva.

 

“A democracia não vai se dobrar e o presidente Lula não vai baixar a cabeça. Era o que dona Lindu sempre dizia a ele e é o que o povo brasileiro espera dele neste momento: não baixe a cabeça nunca, Lula”, declarou.

 

Assista ao vídeo:

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos