Press "Enter" to skip to content

Funcionários da limpeza do Palácio do Planalto criticam destruição feita por golpistas

Última atualização 10/01/2023 | 08:03

A equipe de limpeza e manutenção do Palácio do Planalto finalizou o trabalho de retirada de materiais quebrados e recomposição da ordem do local. Em um vídeo divulgado pela primeira-dama Janja, os funcionários recriminaram a depredação do prédio. Nas imagens, os trabalhadores usam esponjas, panos, rodos, vassoura e muita energia para conseguir tentar repetir o cenário de antes da invasão dos golpistas.

 

“Brasileiro tem que lutar pela melhoria. Não pelo pior, né? Porque quebrou, piorou”, opinou uma das mulheres envolvidas na operação limpeza.

 

O local teve o carpete manchado e molhado, obras de arte foram danificadas e/ou roubadas, os vidros foram quebrados e móveis foram quebrados e arremessados para o exterior do prédio. Alguns deles foram parar no espelho d’água que fica em frente ao Palácio do Planalto.

 

Janja agradeceu os funcionários pelo esforço e conclusão da limpeza no dia seguinte à invasão dos golpistas ocorrida neste domingo, 08. De acordo com ela, o País segue em reconstrução. “A baderna que se deu aqui ontem nunca mais vai se repetir na história do Brasil. Isso vocês podem ter certeza”, disse.

 

No entorno da Esplanada dos Ministérios, onde ficam o Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF), trabalhadores da limpeza pública do Distrito Federal passaram o dia retirando lixo deixado por bolsonaristas e pelas forças de segurança, como restos de bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha. Cerca de 1,2 mil pessoas foram presas. Aproximadamente 951 goianos participaram dos atos antidemocráticos.

Posicionamento

Mais cedo, a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, se manifestou nas redes sociais sobre a invasão à sede dos Três Poderes, Ela citou a sogra para expor a opinião e para sinalizar qual deve ser a postura do marido, o presidente Luís Inácio Lula da Silva.

 

“A democracia não vai se dobrar e o presidente Lula não vai baixar a cabeça. Era o que dona Lindu sempre dizia a ele e é o que o povo brasileiro espera dele neste momento: não baixe a cabeça nunca, Lula”, declarou.

 

Assista ao vídeo: