Funcionários públicos de Goiânia são indiciados por cobrar propina semanal de feirantes

Dois supervisores de Feiras Livres e Especiais de Goiânia foram indiciados por corrupção passiva e lavagem de dinheiro por cobrar uma espécie de aluguel de pontos/barracas de feirantes da “Feira da OVG”. Os servidores públicos chegavam a cobrar R$ 150 por dia de cada feirante, sendo que a comercialização de produtos no local é gratuita, desde que seja autorizada.

A prática, inclusive, foi denunciada pelos próprios trabalhadores. A polícia acredita que mais pessoas possam ter participado do esquema que durou entre 2017 e 2019.

“Os próprios feirantes denunciaram que estavam sendo extorquidos pelos supervisores, que são os responsáveis por verificar inatividades nestas feiras. Eles observam se o feirante não está comparecendo, se confirmado algumas faltas desse feirante, a sua licença e caçada e entregue a outra pessoa na fila de espera”, explicou o delegado Caio Meneses, responsável pela investigação.

O delegado diz ainda que os criminosos usavam um nome falso para cobrar os valores, além além da conta de terceiros para não levantar suspeitas. Para o investigador, a prática é comum entre os servidores públicos.

“A gente vê que esse crime é reiterado, uma prática comum e muito utilizada. Não descartamos que possam haver outros envolvidos, inclusive, estamos investigando isso. Depois desse indiciamento, podem surgir novas depois e consequente a prisão de outros servidores. O inquérito foi remetido ao Poder Judiciário e aguarda a análise do Ministério Público”, concluiu.

Em nota, a Prefeitura de Goiânia afirma que apoia e aguarda a conclusão do processo legal pelas autoridades competentes. A secretaria encontra-se à inteira disposição das autoridades para colaborar com as investigações e prestar quaisquer esclarecimentos sobre as supervisões de feiras.

Além de que a Sedec não compactua com nenhum tipo de prática ilegal, e os fatos apontados na apuração serão alvo de procedimento interno de investigação, executado pela administração municipal, com vistas à adoção das eventuais penalidades cabíveis contra os responsáveis por quaisquer ilícitos.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos