FUNED RECEBE AUTORIZAÇÃO PARA FABRICAR DOIS NOVOS MEDICAMENTOS NO BRASIL; VEJA QUAIS SÃO
Os remédios serão vitais para o tratamento de pacientes oncológicos e de doenças oculares. Aprovação vem do Ministério da Saúde devido ao elevado custo de importação que pressiona o orçamento do SUS.
A produção nacional de dois medicamentos considerados essenciais para tratamentos oncológicos e doenças oculares deve avançar nos próximos anos após a aprovação do Ministério da Saúde. O anúncio foi feito nessa segunda-feira (24), durante reunião plenária realizada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
Os acordos envolvem a fabricação de Aflibercepte — indicado principalmente para casos de degeneração macular relacionada à idade (DMRI) — e de Lenalidomida, medicamento usado no tratamento de mieloma múltiplo e diferentes tipos de linfomas. Hoje, ambos são importados e representam despesas elevadas para o SUS.
O presidente da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Felipe Attiê, destacou que a decisão fortalece o papel da instituição na produção pública de medicamentos.
“Mais uma vez, a Funed se posiciona como um importante laboratório público no país. Agora precisamos urgentemente contratar pessoal para a produção”, afirma.
De acordo com a pasta, o Aflibercepte será desenvolvido em parceria com a Samsung Bioepis e a Bionovis. Já a Lenalidomida ficará a cargo da Hipolabor e da Ecadil.




