Press "Enter" to skip to content

Funeral de Rainha Elizabeth II acontece nesta segunda-feira, 19, em Londres

Última atualização 19/09/2022 | 08:22

Depois de 11 dias de homenagens e solenidades, o funeral da Rainha Elizabeth II acontece nesta segunda-feira, 19, na Albadia de Westminster, em Londres.

O caixão já se encontra no Palácio de Westminster desde quarta-feira, 14, quando chegou de uma procissão vinda do Palácio de Buckingham.

Desde então, os britânicos podem participar de uma vigília ao caixão da Rainha. O velório público se encerra às 06h 30min (02h 30min no horário de Brasília). O esperado é que o funeral na abadia seja iniciado às 11h, no horário local.

A cerimônia terá a visita de vários chefes de Estado e representantes de governos estrangeiros, famílias reais estrangeiras, governadores gerais e primeiros ministros dos Reinos.

A família real não divulgou a lista oficial de convidados ainda, mas o esperado é de que o funeral conte com cerca de 2.000 pessoas. Dentre elas, a realeza confirmou que são esperados quase 200 participantes que foram reconhecidos nas Honras do Aniversário da Rainha comemorado no início de 2022. O presidente Jair Bolsonaro (PL) está na cidade desde de domingo, 17. Ele, juntamente com a primeira-dama, Michele Bolsonaro, se despedem da Rainha.

A duração do funeral será de uma hora, sendo encerrado ao meio-dia, após cumprir uma série de protocolos, como leitura de lições, um momento de orações e benção. Por volta de 11h 55min, será entoada a melodia do Last Post, seguindo de dois minutos de silêncio em todo o Reino Unido.

O caixão da rainha será levado em procissão até o Arco de Wellington. Em seguida será transferido para o veículo oficial da realeza, para seguir até o Castelo de Windsor.

Chegando ao Castelo de Windsor, na cidade de Windsor, o caixão da monarca será levado à Capela de São Jorge. Lá vai acontecer o serviço de Committal, a partir de 16h, com a presença do rei e outros membros da realeza.

O caixão será baixado até o cofre real, e à leitura de um salmo será feita pelo reitor de Windsor, e se encerrará com o hino nacional.

A Rainha Elizabeth II será enterrada junto com o Duque de Edimburgo, seu marido, Philip. O sepultamento vai acontecer na noite desta segunda-feira, 19, em uma cerimônia privada na Capela Memorial do Rei George VI.