Furtos de cabos de energia crescem na Baixada Santista em 2025: confira a lista e saiba como agir

furtos-de-cabos-de-energia-crescem-na-baixada-santista-em-20253A-confira-a-lista-e-saiba-como-agir

Furto de cabos cresce em municípios da Baixada Santista em 2025; confira a lista

Das localidades assistidas pela concessionária, Guarujá se destacou como a que teve
o maior número de casos. Itanhaém registrou um aumento de 76% em comparação com os registros de 2024.

Os roubos de cabos da rede elétrica nos municípios da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, aumentaram durante o ano de 2025. Segundo a Neoenergia Elektro, esses crimes afetaram mais de 49 mil pessoas. Entre as cidades atendidas pela concessionária, Guarujá apresentou o maior número
de ocorrências.

De acordo com informações da Elektro, esse tipo de delito resulta em mais interrupções no fornecimento de energia, o que prejudica a qualidade do serviço, acarreta prejuízos e transtornos para os moradores, além de comprometer a segurança pública.

Em 2025, foram registrados 3,6 mil furtos de cabos na Baixada Santista, sendo 1.000 deles concentrados em Guarujá, onde os furtos resultaram em mais de 26,7 mil consumidores sem energia, pelo menos uma vez no ano.

Itanhaém, por sua vez, contabilizou mais de 870 ocorrências, representando um incremento de 76% em relação aos números de 2024, conforme dados da Elektro. Além dessas cidades, Mongaguá, Praia Grande, Bertioga e Peruíbe também registraram furtos de cabos ao longo do ano passado.

Para tentar coibir os furtos de cabos, a distribuidora tem mapeado e compartilhado com as autoridades os locais onde a prática é mais recorrente. A Neoenergia Elektro conta com o auxílio das Polícias Civil, Militar e Guarda Municipal, que estão empenhadas na identificação e responsabilização dos receptores dos cabos roubados.

O ato de cortar cabos elétricos é considerado um crime de furto qualificado, previsto no Código Penal. As consequências para aqueles que manuseiam cabos energizados podem ser graves, chegando a resultar em lesões severas e até mesmo morte. Além do perigo envolvido, a ação acarreta interrupções inesperadas no fornecimento de energia, ocasionando transtornos para diversos consumidores.

Em caso de avistamento de cabos de eletricidade suspeitos nos postes, a recomendação é que a população não se aproxime e, caso observe indivíduos não autorizados mexendo nos postes, a orientação é acionar a Polícia Militar imediatamente pelo número 190, além de comunicar a concessionária com urgência.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp