Press "Enter" to skip to content

Futuras mamães devem ficar atentas à saúde do coração

Última atualização 14/05/2023 | 13:02

No coração de mãe cabem muito amor e carinho e bastam pequenos gestos dos filhos para fazê-lo bater feliz. Mas, para manter os corações das mães sempre fortes e firmes, é preciso cuidado e esse cuidado deve começar antes mesmo da gestação.

 

Para as mulheres que planejam engravidar, o indicado é fazer um check-up cardiológico completo antes da concepção. Os exames ajudam a diagnosticar possíveis riscos para a futura mamãe e para o bebê.

 

É que durante a gestação, o coração da mulher trabalha mais, aumentando o volume de sangue e acelerando os batimentos cardíacos. Por isso, é fundamental que a gestante tenha um acompanhamento médico regular para avaliar a saúde do coração e garantir que ela e o bebê estejam bem.

 

Dentre os cuidados que também devem ser tomados pela mulher para proteger a saúde do coração durante a gestação estão:

 

  • Controlar o ganho de peso;
  • Praticar atividades físicas adequadas à gestação;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro;
  • Alimentar-se de forma saudável e balanceada;
  • Realizar os exames médicos recomendados.

 

Cardiopatias

 

A médica cardiologista e diretora do CDI Medicina Diagnóstica, Colandy Nunes Dourado, explica que se a gestante já apresenta uma doença cardíaca, os cuidados na gravidez precisam ser ainda maiores e, além da assistência do obstetra, ela pode necessitar de acompanhamento por um cardiologista.

 

“É que as cardiopatias são consideradas as causas não obstétricas mais comuns de mortalidade materna e cerca de 10% das gestantes podem sofrer com hipertensão arterial”, diz.

 

Nestes casos, além da avaliação clínica e dos exames laboratoriais nas consultas do pré-natal, também são indicados eletrocardiogramas (ECG) e ecocardiogramas. Para as gestantes com alguma cardiopatia congênita é indicado o ecocardiograma fetal por volta da 20ª semana de gravidez. Outro exame que pode ser necessário, de acordo com a avaliação médica, é o ultrassom com doppler, que possibilita a análise do fluxo sanguíneo do bebê.

 

Risco de infarto

 

Coração acelerado durante a gestação pode não ser apenas fruto da expectativa pela chegada do bebê e exige atenção, assim como dores no peito, náuseas, vômitos, sudorese excessiva e falta de ar. Caso esses sintomas apareçam, é importante buscar ajuda médica imediatamente.

 

O infarto na gravidez é uma condição rara, mas que pode acontecer em mulheres com predisposição genética, fatores de risco cardiovasculares ou complicações gestacionais. Algumas das causas que podem levar ao infarto na gestação são:

 

  • Hipertensão arterial;
  • Diabetes gestacional;
  • Pré-eclâmpsia;
  • Placenta prévia;
  • Trombose venosa profunda;
  • Histórico de doença cardíaca.

 

A gestação é um momento mágico e é importante que as mulheres estejam atentas aos sinais de alerta e procurem atendimento médico. Seguindo os cuidados indicados pelos médicos é possível ter uma gestação mais tranquila, reduzir riscos e assegurar mais saúde para as mamães e seus bebês para que possam aproveitar bem todos os dias da vida e celebrar juntos muitos Dias das Mães.