Fuvest 2025 antecipa a divulgação dos convocados para a 2ª fase do vestibular para esta sexta-feira. Os resultados da primeira fase serão publicados às 12h desta sexta (29). O edital para ingresso na Universidade de São Paulo via Enem já está disponível para consulta.
A Fuvest adiantou a divulgação dos resultados da primeira fase do vestibular 2025 para esta sexta-feira (29). A lista dos convocados para a 2ª fase do exame será publicada às 12h, no site da fundação. Inicialmente, o calendário previa a divulgação na segunda-feira (2). A antecipação tem como objetivo dar mais tempo para que os candidatos aprovados se preparem para a próxima etapa do vestibular, que envolve questões dissertativas e uma redação, marcada para os dias 15 e 16 de dezembro.
Além dos resultados, também serão publicados os locais de prova da segunda fase. Os convocados poderão conferir essa informação na “área do candidato”. O calendário Fuvest 2025 inclui as provas da segunda fase programadas para os dias 15 e 16 de dezembro, com provas de competências específicas entre 9 de dezembro e 9 de janeiro, a depender da carreira. A divulgação da primeira lista de chamada para matrícula está prevista para o dia 24 de janeiro de 2025.
A Fuvest divulgou na última terça-feira (26) o edital para o processo seletivo de ingresso na Universidade de São Paulo por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São 1,5 mil vagas destinadas a essa modalidade e podem concorrer somente os estudantes que realizam o exame neste ano. As inscrições vão ocorrer de 27 de novembro a 20 de dezembro, pelo site da Fuvest, com taxa de R$ 11. Candidatos em situação de vulnerabilidade econômica e inscritos no CadÚnico têm direito à isenção do valor.
A prova da Fuvest 2025 foi aplicada no domingo (17), com os estudantes tendo cinco horas para responder a 90 questões no formato múltipla escolha. Para o próximo ano letivo, a Universidade de São Paulo (USP) oferece 8.147 vagas distribuídas entre ampla concorrência, egressos de escola pública e pessoas egressas de escolas públicas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas. A abstenção registrada foi de 7,48%, a menor da história para a primeira fase do exame.
O curso mais concorrido dentre as mais de 180 opções é Medicina. Em comparação ao ano anterior, a relação candidato-vaga diminuiu, devido à unificação dos três campi na hora da escolha pelo candidato. Neste ano, o candidato pode selecionar a ordem de preferência entre capital, Bauru e Ribeirão Preto, tendo chance nos três. Anteriormente, os interessados só podiam escolher o curso em uma das unidades. O top 10 dos cursos mais concorridos inclui também Psicologia, Relações Internacionais, Audiovisual, Publicidade e Propaganda, Ciências Biomédicas, Jornalismo, Engenharia Aeronáutica e Design.