Mais fácil que o Enem: candidatos comentam 1ª fase da Fuvest 2026
A conhecida primeira fase da Fuvest 2026 surpreendeu os mais de 111 mil candidatos inscritos com a facilidade acima do esperado. Os estudantes responderam a 90 perguntas de múltipla escolha, sendo uma delas mencionada por uma aluna sobre o 11 de Setembro. Ana Laura Marcelos e Joelma Manoel Fernandes destacaram que esta etapa foi mais fácil se comparada ao Enem e até mesmo ao vestibular da USP do ano anterior.
Conhecida pela sua alta exigência, a Fuvest é uma etapa crucial para os vestibulandos. Ana Laura Marcelos, de 19 anos, expressou sua surpresa com a facilitada das questões, que abordaram temas atuais até o ano de 2025. Com 90 questões de múltipla escolha, a prova incluiu disciplinas como arte, educação física, inglês, português, matemática, física, química, biologia, história, geografia, filosofia e sociologia.
Os candidatos que obtiverem êxito na primeira fase avançarão para a segunda etapa, prevista para os dias 14 e 15 de dezembro. Já a primeira chamada dos aprovados está programada para o dia 23 de janeiro de 2026.
Diferente e mais fácil, a prova trouxe questões que atraíram atenção dos estudantes. Ana Laura mencionou uma questão relacionada ao atentado de 11 de setembro de 2001, abordando um contexto antes e depois do evento. Enquanto isso, Joelma Manoel Fernandes, de 18 anos, buscando uma vaga em direito, considerou a prova tranquila, destacando a interdisciplinaridade como diferencial.
Os candidatos opinaram que as questões envolviam mais de duas disciplinas, como Filosofia com Artes e Geografia com Sociologia, mostrando um aspecto inovador em relação a anos anteriores. A prova da Fuvest 2026 foi marcada por uma abordagem diversificada e desafiadora, preparando os estudantes para os desafios acadêmicos que os esperam.
A festa universitária que antecedeu o vestibular em Ribeirão Preto foi animada e descontraída, ilustrando o clima positivo que pairava entre os candidatos. Com uma participação expressiva e resultados animadores, a Fuvest 2026 promete selecionar os melhores alunos para a prestigiosa instituição de ensino. A proximidade da segunda fase aumenta a expectativa e o foco dos estudantes que buscam uma oportunidade única de ingressar na USP.




