Resultado de julgamento de Gabigol sai em até três meses; atacante do Cruzeiro está liberado para atuar
Camisa nove vai continuar atuando pelo Cruzeiro a partir de um efeito suspensivo
O atacante Gabigol tem um prazo de cerca de três meses para receber a sentença sobre o recurso em que apela contra a punição, por doping, na Corte Arbitral do Esporte. O jogador do DE [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/] continuará atuando por meio de efeito suspensivo, alcançado no ano passado.
Provocação? Gabigol, do Cruzeiro, dá Galo de brinquedo a cachorro [https://s02.video.glbimg.com/x240/13464977.jpg]
O julgamento do recurso do atacante Gabigol, que viajou ao Rio de Janeiro [https://ge.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2025/04/03/atacante-do-cruzeiro-gabigol-tera-inicio-de-julgamento-de-recurso-por-doping-nesta-quinta.ghtml]para acompanhar as duas sessões, foi encerrado nesta quinta-feira. O teor da audiência é confidencial, até o momento.
O efeito suspensivo foi alcançado no CAS, um mês após a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem de suspendê-lo por dois anos [https://ge.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2024/04/30/flamengo-consegue-efeito-suspensivo-para-gabigol-em-caso-de-tentativa-de-fraude-do-exame-antidoping.ghtml]. No DE [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/], ele tem nove jogos e seis gols marcados.
Gabigol está no Rio de Janeiro desde quinta e teria a possibilidade de realizar um depoimento sobre o caso. Por causa disso, ficou fora de duas sessões de treino do DE [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/]. O jogador poderá participar do treino deste sábado, na Toca da Raposa.
Gabigol ajuizou recurso contra a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e a União Federal, após ser suspenso por dois anos, a partir de abril de 2023 [https://ge.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2024/03/25/gabigol-do-flamengo-e-supenso-por-dois-anos-por-tentativa-de-fraude-em-exame-antidoping.ghtml], quando foi realizada a coleta de exames no CT do Flamengo e que deu toda origem ao julgamento (relembre o caso no fim da matéria). A decisão de punição saiu em março de 2024.
Com efeito suspensivo, Gabriel Barbosa foi liberado para treinar e atuar pelo Flamengo na reta final de contrato. As partes acabaram não chegando a um acordo para renovação, e o jogador anunciou que deixaria o clube ao fim do contrato, acertando com o DE [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/].
Gabigol foi acusado de dificultar a realização do antidoping no CT do Flamengo, em uma abordagem surpresa. Mesmo que tenha feito o exame e testado negativo, segundo o artigo, a atitude relatada pelos oficiais de coleta se encaixa como “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle” e, por isso, o atacante respondeu pelo artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem. O caso aconteceu no dia 8 de abril de 2023, no Ninho do Urubu.
Gabigol recebeu a primeira notificação sobre a tentativa de fraude no dia 30 de maio daquele ano. Posteriormente, o então vice geral e jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee, fez a primeira defesa do jogador. Na sequência, o clube contratou o advogado Bichara Neto para defender o jogador. O atletas sempre garantiu que não tentou fraudar o exame.