Galinha adota gatos em MG: Comportamento surpreendente e explicado por veterinário

galinha-adota-gatos-em-mg3A-comportamento-surpreendente-e-explicado-por-veterinario

VÍDEO: Galinha adota gatos e dá trabalho à dona ao insistir em chocar a ninhada em Itapecerica, MG

Dona da ave conta que galinha voa para ficar com os gatos no momento em que a mãe biológica sai para caminhar pelo quintal. Veterinário explica que comportamento registrado em sítio de Itapecerica é devido ao ‘ciclo do choco’.

Sabe aquela história que parece enredo de filme, mas acontece bem diante dos nossos olhos? Pois foi exatamente isso que Erivelta Diniz e o marido, José Elias, presenciaram no sítio onde moram, na comunidade dos Furtados, em Itapecerica, no Centro-Oeste de Minas Gerais. A cena: uma galinha, toda tranquila no ninho, mas em vez de chocar ovos, ela ‘choca’ uma ninhada de gatos. Veja o vídeo acima.

A dona do sítio conta que a mãe biológica dos felinos não abandonou a ninhada, mas também não fica em tempo integral ao lado deles. E é na hora que ela sai para caminhar no quintal que a galinha voa para a caixa onde estão os três gatinhos e senta em cima deles como se estivesse chocando ovos com filhotes prestes a nascer.

Apesar da cena encantadora, a atitude da galinha tem dado trabalho para a dona da casa. Em uma das gravações, Erivelta aparece tentando tirar a ave do ninho, enquanto a gata, que é a verdadeira mãe dos filhotes, reclama por seu espaço.

O veterinário especialista em aves, Dênio Garcia, explicou que o mais provável é que a galinha tenha ido para o ninho onde a gata deu cria e, ao entrar no ‘ciclo do choco’, não estranhou os gatinhos.

Segundo ele, o chamado ciclo do choco é um processo hormonal natural ligado à preservação da espécie. Mesmo sem ovos, se a galinha gostar do lugar, pode entrar nesse estado.

Apesar de parecer que a galinha está “cuidando” dos filhotes, o comportamento é uma resposta instintiva e fisiológica. Ela reage ao toque e permanece no ninho como se estivesse chocando ovos.

Ainda conforme o veterinário, se houver um ovo sob a galinha, esse processo dura cerca de 20 a 21 dias. Já sem ovos, o ciclo é mais curto, geralmente uns 15 dias, e depois ela abandona o ninho sozinha, é o que deve ocorrer no caso do ninho de gatinhos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp