Gallardo com futuro incerto: Clássico contra Boca Juniors decide destino no River Plate

gallardo-com-futuro-incerto3A-classico-contra-boca-juniors-decide-destino-no-river-plate

Imprensa argentina vê Gallardo em “labirinto desorientado” e com futuro incerto no River Plate

Clássico de domingo contra o Boca Juniors deve decidir destino do treinador, ídolo do River

Racing 0 x 1 River Plate | Melhores Momentos | Quartas de Final | Copa Argentina 2025 [https://s03.video.glbimg.com/x240/13981934.jpg]

A crise no River Plate depois da quarta derrota consecutiva [https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-argentino/noticia/2025/11/03/crise-no-river-borja-perde-penalti-gallardo-cancela-coletiva-e-torcida-pede-saida-de-jogadores.ghtml] em seu estádio, o Monumental de Núñez, no último domingo, ganha novos capítulos a cada dia. Nesta quarta-feira, os jornais argentinos colocam o clássico deste domingo, contra o Boca Juniors, em La Bombonera, como crucial para definir a permanência ou não de Gallardo para 2026 no comando do time.

O treinador já tinha engatilhado uma renovação de contrato até 2029, mas a mudança de presidente e a péssima fase da equipe esfriaram as conversas. No domingo, Gallardo ficou abatido com a derrota por 1 a 0 para o Gimnasia La Plata e cancelou a coletiva que daria de pós-jogo.

O Monumental foi alvo de muitas vaias e protestos dos torcedores, que pediram a “saída de todo mundo”. O River Plate corre sérios riscos de não se classificar para a Libertadores do ano que vem e pela primeira vez na história perdeu quatro jogos seguidos em seu estádio.

O River é apenas o sexto colocado no Grupo B do Campeonato Argentino – os oito primeiros colocados de cada chave avançam para as oitavas de final. A classificação para a próxima Libertadores está em risco, com o time, no momento, precisando de uma repescagem para garantir a vaga. Além disso, a equipe foi eliminada nas semifinais da Copa da Argentina.

Por conta da enorme crise, a permanência de Gallardo não é mais uma certeza, como noticiam os sites e jornais nesta quarta. O treinador é ídolo do clube e está em sua segunda passagem. A primeira foi de 2014 a 2022, conquistando a Libertadores, e a segunda começou no ano passado. Venceu duas vezes a Libertadores como técnico do River e uma como jogador.

“Gallardo está num labirinto do qual não consegue escapar: o treinador está em crise e o seu futuro no River é incerto”, diz o título de uma longa matéria analisando a crise do River e a situação de Gallardo feita pelo Clarín.

“Gallardo entrou em um labirinto do qual ainda não consegue escapar. Ele parece desorientado. E a sensação é de que se chegou a um ponto muito difícil para reverter a situação. A impressão é de que os jogadores não estão mais respondendo a ele, e os maus resultados estão se acumulando. O desempenho do River nos últimos dois meses apresenta alguns dos piores índices de sua história, e o time está mais fraco do que nunca nos últimos 12 anos”, diz trecho da matéria do Clarín.

A TyC Sports adotou tom parecido em matéria desta quarta-feira e considera improvável que o treinador se sustente no cargo em caso de derrota para o Boca, maior rival do River.

“Pela primeira vez, o futuro de Marcelo Gallardo como técnico do River Plate não parece depender exclusivamente dele. Os maus resultados e a possibilidade de terminar o ano sem classificação para a próxima Copa Libertadores colocaram Gallardo em uma posição precária”, diz trecho da matéria da TyC Sports.

Boca Juniors e River Plate jogam neste domingo, às 16h30 (Brasília) em La Bombonera, pelo Campeonato Argentino. O Boca lidera o Grupo A com 23 pontos, enquanto o River é sexto do Grupo B com 21.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp