Gari com deficiência visual participa de passeio ciclístico inclusivo neste domingo, 26

Sem enxergar há seis anos, o gari Rogério Gomes da Silva, de 41 anos, participa, pela primeira vez, de um passeio ciclístico, neste domingo, 26, em Goiânia. A experiência acontece durante o eventoBike com Deficiente Visual (NBDV)“, que organiza periodicamente pedal inclusivo. Ação será no Parque Areião, às 8h30.

“Estou ansioso para sentir novamente a sensação de andar de bicicleta pelas ruas”, diz Rogério. Ele teve glaucoma congênito e, desde os 13 anos de idade, perde a visão gradativamente.

Funcionário da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) há 17 anos, o gari encontrou forças no trabalho para superar os desafios e se adaptar a uma realidade da qual não podia fugir. “Eu escolhi trabalhar e viver sempre com alegria”, ensina.

Rogerinho, como é conhecido no Viveiro Redenção, onde trabalha, diz que, antes de perder a visão, pedalar era uma de suas atividades favoritas. “De vez em quando, pego a bicicleta do meu colega e dois amigos ficam fazendo barulho em dois pontos distintos para servir como guia. Dou uma volta só para relembrar como era”, relata.

A experiência de participar do evento desperta grande expectativa no gari. Isso porque ele vai fazer o trajeto em uma bicicleta adaptada Tandem, que possui dois assentos. Uma pessoa com visão normal vai pedalando na frente e conduzindo, enquanto o deficiente visual pedala no banco de trás, em segurança, mas com a mesma sensação de sentir o vento e fazer o exercício. Além disso, durante o trajeto, os condutores descrevem pontos turísticos da cidade que estão na rota.

Inspiração

A força de vontade e alegria de Rogério são conhecidas na Comurg. Mesmo com a deficiência visual, trabalha diariamente e, neste ano, comemora a formatura no curso de Pedagogia. “Eu comecei a estudar por incentivo de um amigo, também deficiente, que é professor e todos os dias percorre quase dois quilômetros do Viveiro até a faculdade. Às vezes,nem acredito que já estou prestes a me formar”, diz.

Evento ciclístico

Desde 2016, o NBDV realiza passeios ciclísticos em locais públicos de Goiânia para que pessoas que não enxergam ou que possuem problemas visuais de natureza grave possam se ressocializar e viver novas experiências.

Neste domingo,26, os condutores voluntários e deficientes visuais vão se concentrar no Parque Areião, no Setor Pedro Ludovico, às 8h30, e pedalar até ao Parque Anhanguera, com parada para alimentação e hidratação. Depois, os ciclistas retornam ao ponto de partida.

Desde a criação, em 2016, o grupo tem se fortalecido, realizando pedais inclusivos mensalmente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos